terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Juntos Até O Fim


Lembro como se fosse ontem o dia do nosso casamento. Todos os nossos parentes e amados amigos; pessoas que nos queriam tão bem. A nossa união era linda, nos amávamos demais. Que bela cumplicidade e carinho que tínhamos. Ainda quando amigos, já esboçávamos um carinho especial, uma atenção maior entre nossos corações. Fitávamos um ao outro por tempos e tempos; até que disse que te amava. Numa explosão de felicidade me beijaste e disseste que seríamos felizes para sempre. Eu acreditei.

Depois disso, passou um breve namoro, um longo noivado e então realizaste teu sonho de adentrar à igreja toda de branco, com véu e grinalda, guiada pelo teu pai que, muito emocionado, entregava o seu maior tesouro a mim. Aquela menina que eu havia conhecido há anos e que hora sonhava em namorá-la, agora se casava comigo. Relutante às lágrimas que teimavam em escorrer em sua face, seu pai olhou nos meus olhos e disse para que cuidasse bem de ti. Respondi com um sorriso nervoso que jamais sairia do seu lado, por qualquer circunstância, e jurei que te faria a mulher mais feliz e amada do mundo. Olhava ao teu rosto enquanto todos os convidados sorriam pela nossa felicidade e outros puxavam um lenço do bolso para enxugar a emoção. Quando pus a aliança, prova de nosso amor e fidelidade, e te beijei, sabia que ficaríamos juntos até o fim.

Depois vieram nossos filhos, a herança do amor por nós compartilhado. Primeiro veio aquele garotão esperto como o pai e quatro anos depois uma garotinha linda e doce como a mãe. Educamos os nossos filhos com tanto esmero que não poderiam ser melhor do que são hoje. Dedicados, responsáveis e tão amáveis. Era tanta felicidade nos 35 anos de casamento que completamos em abril, que foi a data escolhida pelo nosso filho para dizer que seríamos avós. Eu não queria mais nada, tinha a vida que qualquer homem pudesse desejar. Uma esposa espetacular que me amava muito, dois filhos bem criados e uma vida confortável. Mal sabíamos a notícia que estava por vir.

Depois de algumas reclamações e umas consultas médicas, foste diagnosticada com um tipo agressivo de câncer. O que nos foi falado golpeou o estômago. Tu, mesmo abalada, tentavas desconversar, não pensar em nada, apenas focar no tratamento com a esperança da melhora. Eu, devastado, não podia pensar em te perder. O tempo foi passando e os tudo que fazíamos era quase em vão. O médico me dizia coisas que eu jamais queria ouvir, mas mesmo assim, tentava me fortalecer para te dar todo o apoio necessário. Por várias vezes chorava quando não estavas perto, só por pensar que o meu anjinho poderia ir para o céu. Nossos filhos nos apoiavam e consolavam. Nosso neto havia nascido, mas infelizmente não conseguia me alegrar te vendo debilitada. Nas incertezas dos procedimentos, me sentava ao lado da cama, numa cadeira, e enquanto dormias, ficava te observando e lembrando de todos os nosso momentos felizes juntos, da nossa vida.

Numa terça-feira cinzenta, vi o principal motivo das minhas alegrias, a minha fonte de inspiração, a minha tão amada mulher partir. A última pétala de sua virtuosa vida havia caído. A mulher que eu me entreguei, aquela que eu amei, confiei, aquela que me fez feliz, me deixara num vazio imenso. Parte do meu coração foi contigo. Havia perdido o meu maior tesouro. Peço a Deus todos os dias que me leve logo, para perto de ti. Todos os nossos retratos perderam a cor, as flores da minha alma murcham cada dia mais. Apesar de tudo, digo que fiquei contigo até o fim e te amei até o teu último segundo. Não sei por quanto tempo mais ficarei aqui, assim. Espero que seja por pouco tempo e que, em breve, me encontre contigo num campo coberto por lavandas, para que possamos nos amar eternamente, sem o risco de nada nos separar jamais.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Eu e Você




Estávamos sós. Eu, você uma tarde chuvosa. Enquanto assistíamos a um de nossos filmes preferidos, recostavas tua cabeça no meu ombro e o teu corpo se encaixava ao meu. Acariciei teu braço e dei um leve beijo no seu rosto. Te segurava firme para que ninguém te roubasse de mim. Imaginava comigo que era o cara mais sortudo do mundo por ter o amor de uma garota tão perfeita. De repente começaste a rir, sem algum motivo aparente. Te indaguei o porquê e dissestes que tinhas lembrado da nossa ultima viagem, na qual aconteceu comigo o que não ouso nem pensar! Beijei-a novamente e com um olhar profundo nos olhos repetiste que me amavas muito. Prova disso viria logo depois.

Com um ano desde o nosso primeiro contato eu ainda não te conhecia por inteiro. Sonhava em poder amar cada parte do teu corpo. Ambos leigos àquela situação, jamais poderia prever tal momento mágico, mas a ansiedade tomava conta de mim. Nossas peles diferentes misturar-se-iam como contrastes essenciais da vida. Éramos vitais um à vida do outro. Não escondia a satisfação de gastar contigo aqueles minutos preciosos da minha vida. O contato de nossos braços e pernas me faziam bem. Cheirava os teus cabelos com aroma de xampu suave enquanto te fazia um cafuné, no qual a minha mão ia desde o início da tua testa até o fim da tua nuca. Apertava meus polegares sobre teus ombros relaxados e a palma da minha mão deslizava delicadamente sobre teus antebraços. Beijei-te na nuca E respirei fundo para sentir o teu perfume. Seguraste meu braço firme e me agradeceste com um longo suspiro. Te abracei forte num angulo perfeito, no qual meus braços quedavam-se sobre os teus e encaixavam perfeitamente nos teus seios. Suspiraste novamente. Ergueste a cabeça à mim e me beijaste como da primeira vez que nos vimos. Com tanto calor e tanta tranqüilidade; com redenção e cumplicidade.

 Recostamo-nos às almofadas num movimento único e uniforme, num sincronismo que só o amor verdadeiro pode ter. Viraste para mim e disseste: te amo. Respondi com um sorriso seguido de um beijo terno. Coloquei teu cabelo para trás da orelha e não parava de acariciar o teu rosto, tocando a tua irresistível pele macia. Ficamos nos olhando com sorrisos bobos no rosto durante um bom tempo. Pus meu braço nas tuas costas e te segurei firme. Entrelaçamos nossas pernas. Neste momento, nos tornamos um só.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mulher, Quero Ouvir Seu Jazz



Jazz. Essa música suave, doce e tranquilizante porém carregada de sensualidade, subjetividade e vibração. O som das cordas do contra-baixo sendo acariciadas suavemente, a baqueta brush pacientemente varrendo a caixa enquanto o bumbo marca o tempo num ritmo lento. O piano ditando a intensidade das emoções expressadas durante aqueles minutos de culto à boa música. Quando um tema romântico é cantado por uma voz aveludada dando ainda mais vida àquela junção mágica de instrumentos, tudo fica azul. Azul marinho. Forte e marcante, contudo belo e relaxante.

Essas baixas frequências adentram em meu sistema auditivo, fazendo vibrar-se a bigorna, transmitindo imediatamente ao meu cérebro toda esta energia, que me faz esquecer de tudo e analisar apenas cada nota tocada e cada palavra mencionada numa canção que fala vermelho como a paixão. Uma música dedicada totalmente ao cortejo e a expressar o quão mágico, bonito e 'deliciante' é amar uma mulher. Amá-la e perder-se nas curvas de seu corpo, viajar a lugares perfeitos ao ver seu sorriso, acariciá-la enquanto mexe em seus cabelos, segurar sua mão forte o bastante para inspirar-lhe confiança e delicadamente o necessário para não feri-la. Abraçá-la durante um longo tempo, ou pelo menos o suficiente para sentir seu cheiro, o toque suave de sua pele fresca e as badaladas do seu coração; batendo rápido o bastante enunciando seu amor e calmamente o necessário expressando a segurança em estar contigo.

O que uma música pode dizer que uma mulher não possa fazer? Que frequências podem soar a voz de uma mulher para seduzir um homem? Sei que é necessário amá-las como ouve-se a uma música, prestando atenção nos acordes principais e relevando algumas desafinadas ocasionais. Deve-se também cuidar delas como se afina um violão; sem apertar demais para não arrebentar a corda e sem afrouxar demais para que ela possa vibrar os belos sons de antigamente. Elas são como as sinfonias: têm altos e baixos, êxtases e calmarias, fúria e tranquilidade e jamais mudarão. Nem devem mudar. Nós é que devemos ajustar nossos ouvidos à melodia reproduzida e saber ouvi-la, sobretudo. A vida sem música não teria sentido, a vida sem mulheres não existiria.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Eu Te Amo


Chegaste até mim sorrindo aos outros, eu só te observava. Com um jeito meigo e encantador foste, aos poucos, me conquistando. Sempre tão carinhosa, me cativavas dia após dia. Cada vez que nos encontrávamos, meu coração transbordava de alegrias por te ter ao meu lado; sentia vontade de tocar a tua pele macia e cheirosa. Minha mente viajante ficava pensando o quão bom seria se estivesses comigo todos os dias. Falavas de uma forma tão doce e delicada, fazendo-me morrer em suspiros devastadores, que tomavam todo o meu fôlego e me deixavam sem palavras, sem ação. Minha única vontade era apenas te escutar, apoiado sobre os meus braços com um sorriso bobo, admirando cada traço do teu rosto.

Te via como a mulher da minha vida, a pessoa mais especial do mundo, aquela em quem eu poderia confiar e dar meu coração, sem medo que este se partisse. Ficava perdido em devaneios e refém da minha imaginação. Eras um sonho para mim, um sonho que eu tinha receio em realizar. Atônito, pensava que melhor seria ter teu amor por toda a vida do que por apenas um momento. Faço o que for possível para te agradar, para que fiques ao meu lado; para que nunca me deixes só imaginando como seria se estivesses perto de mim.

Quero que nos amemos e nos percamos sonhando juntos, descobrindo mundos novos dia após dia. Quero viver contigo a mais linda história de amor que alguém já possa ter inventado. Quero que sejamos as pessoas mais felizes deste mundo, simplesmente porque amamos um ao outro. Te quero comigo para sorrir ou chorar, para perder ou ganhar, não importa; desde que estejas ao meu lado.

Infelizmente tudo isso não passará de sonhos e devaneios até que eu tome uma atitude e fale para ti três pequenas palavras, porém de grande valor, que podem mudar o destino de nossas vidas para sempre. Sei o que dizer e como dizer, só não sei quando. Não sei se vou conseguir expressar tudo isso que sinto, nem se vou deixar que saibas tudo isso tenho guardado dentro do peito.

Às vezes não me acho merecedor do amor de uma garota tão especial, tão linda, tão perfeita. Meu maior desejo é que todo esse sentimento seja recíproco, para que eu não sofra por um amor não correspondido. Um dia, não importa quando, vou parar na tua frente, segurar as suas mãos, sorrir e lacrimejando te dizer do fundo do meu coração: eu te amo.

domingo, 25 de setembro de 2011

Amargo Abandono


Foi naquela tarde ensolarada de sábado que me vistes. Foi quando falaste comigo, quando me chamaste. Disseste várias e insensatas vezes que me amavas, que eu era muito especial pra ti. Vi, então, em você um amor que nunca tinha visto antes. Ora, que garota delicada, de traços finos e feição meiga e ainda tem um bom coração, que saber amar, que saber se doar. Foi naquele dia que me conquistaste. Vivíamos de juras de amor. Sempre que nos encontrávamos era aquela felicidade. Sorrias para mim e me enchias de amor. Éramos felizes, ou pelo menos era o que parecia. Dois jovens amantes aprendendo juntos o que era o amor, que coisa maravilhosa.


Até que em um dia, que parecia ser como todos os outros, simplesmente saíste da minha vida, sem deixar explicações. Nunca mais quiseste olhar no meu rosto, nunca mais quiseste falar comigo. Quantas vezes me humilhava e perguntava o que havia acontecido para me largares sem nenhuma explicação. Eu me torturava e me questionava em busca de uma solução para isso. Passei anos da minha vida procurando uma explicação para tal episódio e nunca achei. Vejo hoje você, linda como nunca, gozando do amor e da vida, arrebatando corações e olho para mim aqui, parado ainda inconformado com o que aconteceu. Eu só queria uma explicação.


Até hoje não entendo porque fizeste isso comigo. A coisa que sei, é que me causaste um estrago muito grande, que acho que só o tempo cura. Me traumatizaste, me deixaste sem vontade de amar de novo. Agora fico receoso com todo novo amor que aparece em minha vida. Tenho medo de me entregar, tenho medo de que possam ser como você. Medo de que me magoem mais do que você já me magoou. Não consigo vencer esse medo que me assola e não me deixa partir pra um novo amor. Me fizeste crer que amor é traiçoeiro, que não se vale a pena arriscar. Não sabes o mal que me fizeste. Não tenho ódio de ti hoje, te perdôo. Só queria ouvir de você uma explicação: por que me abandonaste e destruíste meus sentimentos? Apesar disso tudo, quero que sejas feliz com teus novos amores. Só não faça com eles o que fizeste comigo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Suas Mãos, Seu Sorriso, Minha Vida


Às vezes eu me pego pensando no que realmente me chama atenção numa mulher. Com tantos atributos e encantos fica complicado não se perder em admiração eterna à beleza feminina. Cabelos, olhos, boca, peito, quadris, pele, mãos. Mulheres perfeitamente esculpidas como a mais divina obra de arte. Obras as quais foram feitas para serem admiradas, respeitadas, amadas, tratadas com todo o amor e carinho. Sejam altas, baixas, magras, gordas, morenas, loiras ou ruivas, não importa; todas carregam consigo a essência que todo homem precisa para viver.

Quando me perguntam o que mais me chama atenção numa mulher, eu respondo: as mãos e o sorriso. Muitos desacreditam, pois acabam levando a pergunta para o lado da atração física. Mas como toda a resposta deve ser justificada, acrescento: as mãos de uma mulher, me dizem muito sobre ela. As marcas das mãos, a disposição dos dedos, as unhas feitas ou não, curtas ou longas, a pele macia. É nas mãos dela que eu vou colocar meu coração, são as mãos dela que vão me acariciar toda vez que estivermos juntos, é nas mãos dela que eu segurarei quando quiser sua confiança. E o sorriso dela me faz ficar louco, esquecer de tudo e todos, me fazendo pensar que só existe uma pessoa no mundo que me dê alegrias. Esse sorriso me faz viajar, delirar, voar e sentir-me nas nuvens. É no silêncio do seu sorriso que o meu coração grita desesperado de amor.

'Na paz do seu sorriso, meus sonhos realizo e te beijo feliz. A beleza é nada se for comparada com tudo que eu vejo em você' Já dizia o rei em uma música, provando que homem algum resiste aos encantos do sorriso de uma mulher. Infelizmente nem tudo é uma constante e muitas mulheres parecem fazer questão de esconder estes traços encantadores, sob máscaras que antagonizam suas essências. Fazem isso em busca de algo maior, um sonho, por desejo, não sei; eis um questionamento. Muitas destas devem estar se perguntando agora quem sou eu para achar que conheço as mulheres. Respondo que não conheço nada, nem me atreverei a descobrir seus mistérios indecifráveis, apenas as admiro. Afinal fui gerado por uma mulher e espero passar meus últimos dias ao lado de outra.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vivendo e (Des) Aprendendo


Quantos dilemas enfrentamos na nossa vida, todos os dias. Nascemos com uma linda ingenuidade e a medida que vamos crescendo isso parece que vai se acabando. Inocentes, quando crianças acreditamos em tudo que nos falam, mas umas decepções aqui, outras ali e começamos a desconfiar das pessoas, até nos ensinam isso.

Viemos ao mundo amando incondicionalmente, distribuindo sorrisos e gestos carinhosos a todos que nos cercam. De repente nos limitam isso dizendo pra tomarmos cuidado, pois não sabemos as intenções de determinadas pessoas para conosco. O tempo vai passando, a vida nos 'ensinando' e aos poucos vamos perdendo partes tão bonitas da nossa essência, mas tudo isso por uma questão de sobrevivência. Aprendemos que nem todos são dignos do nosso amor, que promessas muitas vezes são em vão, que as pessoas das quais mais gostamos podem nos machucar, que existem pessoas más e que nem tudo é tão bom ao ponto de ficarmos totalmente satisfeitos nem tão ruim para que desejamos a morte.

A vida, este presente maravilhoso que recebemos, como uma peça de teatro para a qual somos convocados e se quer temos um roteiro para seguir. Um dos maiores erros do ser humano é amaldiçoar sua própria vida, desvalorizá-la, dizer que prefere a morte; que grande erro. Ingratos esses que mesmo tendo vindo ao mundo através da união de duas vidas, num ato tão belo e cheio de amor testemunhado pelos anjos. Não é de bom grado dizer que a vida não presta quando passamos por momentos difíceis, isso é uma atitude mesquinha e ignorante.

Muitos dos problemas que temos hoje no mundo seriam solucionados se a vida não estivesse tão banalizada e nem se o amor que muitos dizem que tem fosse realmente verdadeiro. Muitos gastam tanto tempo odiando outras pessoas que nem percebem que isso as destrói por dentro. Que bom seria se a humanidade encontrasse, como um todo, o verdadeiro sentido da vida e vivesse feliz para sempre.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Questionando Pensamentos



Ás vezes não sei o que fazer, o que fazer, o que escrever. Não sei se sinto amor, paixão, ou amizade. Ás vezes nem sei porque tenho vontade de chorar, mas os motivos pra rir são tão óbvios. Viajando, delirando e às vezes nem pensando. Como seria a vida se não pudéssemos imaginar? Como teríamos mais sorrisos? E aquela música que você escuta e lembra de alguém na hora, seja por um momento engraçado ou até por amor. E quando você conhece alguém que parece perfeito e pensa que aquilo vai durar pra sempre, mas no final se decepciona, ou não.

Possibilidades, amores, gestos, carinhos, olhares, atenção, felicidades, sorriso, lágrimas, sentimentos, cuidados, paixões. Quantas mil palavras conhecemos e outras tantas mil nem fazemos a mínima idéia de que existam, talvez até pessoas no lugar de palavras. Palavras vem e vão, pessoas vem e vão. Conhecimento vem e fica, talvez não. Quantas milhares de horas já ouvimos de música e quantos poucos minutos que ouvimos brigas. Deveriam nascer flores de nossos ouvidos por isso? Tantas coisas bonitas falamos e tantas outras ofensas. Nossa língua deveria ter espinhos por isso?

Quantas tantas vezes sentimos o amor e carinho que precisamos nos braços e aos abraços de alguém, mas sentimos falsidade nos beijos de outros? E se não existissem vícios nem guerra? O mundo seria perfeito ou o lado negro do ser humano trataria de 'desenvolver' outras coisas tão destrutivas? Se cada erro de escrita fosse uma ofensa e cada um que os corrige fosse mal, o mundo não teria pessoas boas, ou melhor, as que erram seriam boas. Será que um mundo diferente seria melhor do que no qual vivemos?

Tem uma música que diz que todos nós precisamos de alguém, e quando acharmos esse alguém, nunca devemos deixar que se vá. Na música parece ser tão lindo, mas me soa um pouco possessivo isso. Enfim, esquece, não vou parar de ouvir a música e a música pra sempre vai ser bonita. Conseguimos dar sentido a tantas coisas que parecem não ter, dar valor a tantos outros que não se dão. O importante é o que você pensa de você ou o que o mundo acha que você é? Responder ou fazer perguntas? Ouvir ou falar? Equilíbrio, será? Bem, só sei que devo parar de hesitar.

domingo, 17 de julho de 2011

A Árvore do Amor


Todos os dias nos encontrávamos à sombra daquela árvore frondosa e ali conversávamos sobre tudo. Tu me confiavas os teus segredos e eu te dizia dos meus. Te recostavas em mim e eu te acariciava enquanto sentia aquele cheiro gostoso do teu cabelo. Lembro que quando ficavas preocupada seguravas forte em meu braço e eu, pra tentar te acalmar, olhava firme nos teus olhos e dizia que tudo ficaria bem. Em seguida soltavas o sorriso mais lindo desse mundo e me abraçavas. Nossa amizade era tão bonita. Que orgulho eu tinha de ti. Durante tantos anos sempre fizemos isso, debaixo daquela árvore nasceu a nossa bela amizade.

Fomos crescendo e nossos objetivos também. Queríamos coisas diferentes, realizar nossos desejos e eu sempre sonhando em viajar para a Europa. Tu sempre dizias que irias comigo. Infelizmente não foi bem assim que aconteceu. Realizei a minha tão esperada viagem e acabei ficando dois anos por lá. Perdemos contato e não conversávamos mais, mas a tua falta apertava demais meu peito. Percorri todo o 'velho mundo' e não achei árvore igual àquela, muito menos com o seu principal adorno, aquela garotinha tão especial a quem amava tanto.

Quando regressei fui direto à nossa árvore e chegando lá vi um pequeno livro. Logo reconheci teu caderno de anotações. Mesmo sem nunca tê-lo lido longe de ti, sentei sob a árvore e comecei a lê-lo, principalmente o que escrevestes depois que parti. A cada palavra que corria entre os meus olhos aflitos por te encontrar, sentia que teu coração estava ali por perto. A cada hora que passava lia com mais voracidade e tudo que via me preocupava.
Foi então que levantei depois de horas sentado lendo aquele caderninho e dei uma volta em torno da árvore. Vi entalhado no tronco daquela árvore antiga o que me desolou. Uma trovinha que me fez cair e chorar. Estava escrito: 'A vida acabou, aqui estou. Deixo um caderno à lembrança de meu amigo eterno.' Um filme passou pela minha cabeça de tudo que tinha vivido com ela e todas as felicidades que ela tinha me trazido.

Um amor verdadeiro, fiel, que nada abalara acabou de forma tão ríspida. Até hoje não me conformo da maneira como fostes, mas nunca vou esquecer das tuas mãos delicadas, teu cabelo cheiroso, tua pele macia e, principalmente, da maneira como nos amávamos. A nossa cumplicidade era a prova de que amor de irmão existe e é tão profundo quanto os laços de família.

Escolhemos doarmos um ao outro sempre que preciso. Agora, sinto a falta do teu amor. Sei que estás olhando por mim aonde quer que eu vá. Jamais esquecerei das tardes de conversas longas sob a confortante árvore, que um dia alguém plantou, ela cresceu e deu frutos, assim como a nossa amizade. Nunca esquecerei dos momentos em que confortávamos um ao outro. Amor foi o que sempre sentimos um pelo outro, foi o que nos uniu. Sempre que sentir sua falta, olharei à noite para o céu e sorrirei para a estrela mais brilhante que houver. Estarás junto ao meu coração em todos os momentos, minha amada, meu anjo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bread - If

Essa música é linda demais. Tenho ouvido muito as músicas do 'Bread', uma banda dos anos 70 que tem canções belíssimas que falam direto ao coração. Aqui vai a música e a tradução. Espero que curtam o 'Bread'.



"Então, uma a uma, as estrelas se apagariam e nós voaríamos para bem longe."

sexta-feira, 24 de junho de 2011

(Carta) Partirei Sem Teu Amor


Éramos tão amigos, tão iguais, tão parecidos. Tínhamos os mesmos costumes, mesmo jeito, mesma cabeça, até nossa aparência se assemelhava. Te amava tanto, significavas tanto pra mim. Por mais de dois anos conversava contigo como amigo, mas tinha uma paixão tão avassaladora por ti dentro de mim. Sonhava contigo todas as noites, pensava em ti todos os dias, te tinha pra mim em meus sonhos, eras tão especial. Me cativasse com esse teu jeito sincero, meigo, carinhoso. Me deste o que eu precisava.

Meu coração tolo perdeu o juízo e me fez sofrer tanto por ti. Todas as vezes que te via queria te dar um beijo, segurar por horas tuas mãos, dizer que te amava de um jeito especial. Nunca tive coragem de abrir minha boca pra dizer o quanto você tinha me mudado, pra dizer que te queria, que te desejava. Deixo essa carta pra ti hoje, expressando tudo que sempre quis contigo.

Nesse momento eu já devo estar distante, quem sabe já até sobre o Pacífico. A distância entre nós já era grande, e agora ficou gigantesca. Eu não ia conseguir falar contigo escondendo tudo isso que sinto. Nunca mais regressarei não quero mais que conversemos, pelo nosso bem. Arrumarei minha vida no meu novo país e espero que você seja feliz com a vida que sempre sonhou.

Eu não deveria estar nos teus planos, mas você estava nos meus. Sentirás minha falta como amigo, e eu sentirei a sua como um vazio dentro do meu peito. Apesar de querer uma nova vida e esquecer tudo que vivi no Brasil, nunca vou te esquecer. Pra sempre vou te amar, por toda a minha vida vou te amar, desesperadamente. Não conseguirás mais me achar, excluí qualquer forma de contato com qualquer um que ficou pra trás. Mais uma vez digo, fiz isso tudo para o nosso bem e principalmente porque te amo.

Fica bem,
Beijos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando Algo Não Parece Bem


Na montanha-russa da vida me perco entre meus sentimentos e desejos passando noites desolado, sem motivos pra acreditar nas coisas e nas pessoas. Sinto algo estranho, um nó na garganta, que me deixa pensativo e me entristece. O engraçado é que isso quase sempre é à noite. Não sei ao certo o motivo, muito menos uma solução plausível, logo me resta eu mesmo com as minhas músicas e devaneios, marcados em um papel branco pautado representando minha vida, escrito com uma caneta de tinta azul como as minhas lágrimas. Escrevo pra tentar expressar o que sinto, o que quero. Meus textos são pra mim como remédios: me dão esperança, aliviam mas não resolvem o problema. É provável seja um caso de ‘descontentamento descontente’ como dizia o poeta.

Me sinto diferente com meus gostos incomuns, mas eles me fazem tão bem. É tão bom ouvir The Carpenters e musica clássica, falar com siceridade, ser feliz sem me importar com o que pensam sobre mim. Apesar de algumas pessoas me acharem frio ou falso, me importo tanto com aqueles que me cercam. Aos que merecem, me perdoem se eu já os magoei de alguma forma, às vezes algumas coisas que digo são reflexos do meu jeito de ser, respostas da minha 'blindagem'.

Os talentos das minhas mãos se restringem a escrever textos de amor e os da minha boca a proferir palavras sinceras e às vezes até bonitas. O garoto que tanto gosta de falar outros idiomas e cantar é assim. Tudo bem que muitas vezes me passo um pouco, mas é só com o intuito de dizer ‘Oi, estou aqui contigo.’. Não tenho medo de falar o que penso nem defender o que sigo. Acho a traição a coisa mais feia e indigna e a compaixão o ato mais nobre.

Deitado na minha cama, às 3 da manhã escrevendo esse texto, um turbilhão de pensamentos passam pela minha cabeça. Tantas coisas que sabem de mim e tantas outras que não sabem. Sempre que praticar o amor, meu corpo viverá, sempre que acreditar nele, minha alma existirá e se mesmo após morrer, ainda continuar amando, descobrirei que todo o amor que dei foi pouco.

domingo, 29 de maio de 2011

A Escola da Vida


Na escola nos ensinam matérias, coisas que fazem o mundo funcionar, teorias pra entendermos como e porque isso acontece. Esses dias eu tava refletindo sobre as matérias da nossa vida e formulei a seguinte frase: "Conhecem a minha Física, mas não a minha Química. Conhecem minha Geografia, mas não minha História. Impõem regras ao meu Português e não entendem a minha Matemática. Por fim, minha Filosofia nem sempre é compreendida."

Todos nós temos uma Física: a maneira com que respondemos às coisas que acontecem, as teorias que criamos pra explicar que conosco é diferente.

Sempre compartilhamos uma Química: a maneira que nos relacionamos com as pessoas, como reagimos às adversidades da vida, o nosso jeito de ser.

Aprendemos a ler nossa Geografia: como somos, a nossa psicologia, os destinos que tomamos, as coisas que pesam sobre as nossas decisões.

Pode ser difícil explicar a História: tudo que se passou com a gente, o que a vida os ensinou, o que nos fez ser como somos hoje.

Talvez complicado entender o Português: como nos portamos , expressão dos sentimentos, o jeito que falamos, o tratamento que damos às pessoas.

Nem todos compreendem a Filosofia: o que pensamos da vida, o que queremos dela, os nossos princípios, os nossos pensamentos.

As matérias da vida estão conosco sempre e é possível aprendermos coisas novas a cada dia que passa, para termos uma convivência melhor e enfrentarmos o vestibular da vida. Na escola nos preparamos e direcionamos os estudos, já a vida não nos permite escolher um dia de prova e muitas vezes nos nega o direito à recuperação. Não sabemos quem serão os nossos professores e nem sempre eles se apresentam. Assim seguindo em frente vamos, mas sempre temendo pelo pior que pode acontecer, a reprovação.

domingo, 22 de maio de 2011

Acredite na Beleza do Amor


Acredite na Beleza. Assim era a frase de campanha de uma famosa rede de cosméticos no Brasil, que pregava que o mundo sem beleza não era nada. Concordo, em partes. A beleza que é pregada hoje, deve-se à sortes da natureza ou das mãos habilidosas dos cirurgiões plásticos que tanto ganham dinheiro em cima disso. Ora, o quão ignorantes somos ao ponto de pagarmos para entrarmos num padrão cujo criticamos tanto. A frase clichê "nunca julgue um livro pela capa" é sempre usada por todo mundo que defende uma suposta valorização da alma de cada um, sem olhar para os outros afluentes de aspectos físicos, sociais e de 'boniteza'.

Sociedade hipócrita e injusta que prega educação ambiental em papéis que poluem o meio ambiente, ou em shows que trazem a mensagem de sustentabilidade e contra o aquecimento global. É a coisa mais ridícula desse mundo promover algo que seria em prol do meio ambiente o poluindo e depois plantando umas arvorezinhas pra absorver o impacto que o show causou. Logo penso, o saldo fica zero, poluíram e supostamente compensaram apenas o que poluíram, não contribuiu em nada. Triste ainda, é a sociedade alienada em crer que está ajudando, sendo que está servindo feito capacho a um grupo de empresários e controladores de marionetes.

Voltando ao assunto, beleza interior não existe! Pelo menos pra economia não. É possível descrevê-la num currículo ou numa foto? Contudo, há uma vertente da vida, a qual é a razão de tudo que somos, fazemos e faremos que acredita na tão aclamada beleza interior. Isso é o amor. Até rima! Podemos até construir um silogismo: A beleza interior não se vê com olhos. O amor nos tira os olhos. Logo, a beleza interior é o amor. Parece uma coisa simples, mas nem é tanto assim. Afinal, não amamos a todos e quem diz que o faz desta maneira torna-se falso. A beleza interior de cada um de nós é algo oculto aos olhos de quem vê, mas irresistível ao coração de quem sente. Para provarmos disto precisamos amar, sentir algo verdadeiro, sincero, ter algo de puro.

"Senão é como amar uma mulher só linda E daí? Uma mulher tem que ter qualquer coisa além de beleza" já dizia o grande Vinícius de Moraes. O que nos traz à vida é o amor, esse que houve entre duas pessoas que foi o motivo para cada um de nos estarmos aqui. É nossa missão distribuí-lo. A compaixão tem mais amor do que a paixão, isso porque ela nos faz sentir caridosos, enxergar além. Mais do que ver a beleza devemos acreditar em algo mais nas pessoas. Devemos amar e deixar sermos amados, para que com os óculos do amor possamos enxergar a verdadeira essência, o valor, a beleza interior.




domingo, 15 de maio de 2011

Homens Também Choram


A emoção e os sentimentos estão presentes na nossa vida constantemente. Cada um de nós tem uma maneira de expressar o que sente e, geralmente, homens são um pouco diferentes nisso. Ocultamos ou expressamos de uma maneira diferente. Brincamos e provocamos para dizer o quão especial certas mulheres são pra gente. Evitamos chorar, queremos ser durões, mas nem sempre conseguimos.

Alguns não gostam de falar de amor e explorar as suas várias faces, mas outros, inclusive eu, falar desse sentimento mágico é falar da vida em si, das coisas boas e ruins, é essencial. Para provar isso, podemos citar os nomes de grandes como: Roberto Carlos, Caetano Veloso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e mais tantos outros que valorizam a essência do amor em cada palavra, texto, poema e canção. Que expressam em cada obra que homens também choram e sofrem por amor.

Quando ela passa, ele só observa e às vezes provoca. Depois confessa para os amigos que é a garota mais especial que já viu. Descreve sua aparência, seu jeito e sugere até devaneios. Homens não são todos iguais, cafajestes e brutos. Muitos se apaixonam e amam tanto quanto as mulheres. É impossível não se sentir atraído pela voz doce, cabelos cheirosos e as mãos delicadas destes seres divinos que fazem qualquer homem abrir mão de muitas coisas só para ter seu carinho.

Nenhum homem imagina sua vida sem as mulheres. Viver seria praticamente impossível e até inútil. Não teríamos objetivos claros nem pretensões de uma família feliz.O mundo ficaria sem suas flores e essências, choraria em desespero. Sejam mulheres na figura de mães, irmãs, esposas, cada uma tem o seu valor. Cada uma delas fazem com que tenhamos um objetivo maior, de seguir em frente e vencer, de saber que temos apoio das que tanto amamos.

Mulheres, só sei que muitos de nós se apaixonam por vocês, vivem por vocês, vivem pra vocês. Alguns de nós choram por vocês, valorizam vocês e se perdem por vocês. Todos nós precisamos de vocês, o problema é que nem todos confessam isso.

domingo, 8 de maio de 2011

Homenagem às Mamães


Mães... são tudo. São aquelas que nos carregam nove meses, aguardando ansiosamente a nossa chegada. Que olham pra gente e dizem o quanto nos amam. Que educam e sempre nos desejam o melhor. São elas que nos punem quando estamos errados, elogiam quando fazemos as coisas certas, dão tudo o que precisamos pra sermos felizes, sobretudo o amor.

Educam, brigam, brincam, criticam, elogiam, corrigem, amam. Dentre tantas coisas que elas nos representam, são motivo de orgulho, tidas como guerreiras, que sempre fazem tudo para o nosso bem e sempre querem o nosso melhor.

Só as amamos tanto porque elas nos amam mais ainda. Somos pra elas o maior tesouro desse mundo e elas são pra gente a melhor referência na vida. Diferentes umas das outras, tem suas particularidades e os seus jeitos, mas sobretudo são mães.

É a minha mãe que eu tenho de referência nesse mundo e que me dá, cada dia, mais coragem pra seguir em frente e lutar pelo que quero. Sozinha, sempre me educando e me dando tudo que eu sempre quis. Me ensinando o certo e o errado, incentivando, ajudando, sendo mãe.

O 'Amor Crônico' e a ligação entre mães e filhos não tem explicação, é incrível. Mãe, és o que mais valorizo nessa vida e sempre serás essa mulher incrível, corajosa e guerreira nesse mundo pra mim. És mãe, és mulher, és tudo! Te amo!

Parabéns à todas as mamães nesse dia, principalmente a minha ^^
Feliz Dia das Mães!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Memórias Confusas


Pensamentos inundam sua mente. Um vendaval de sonhos, uma avalanche de sentimentos inexplicáveis, uma tristeza interior implícita aos que o cercam; que vêem pela casca uma pessoa vigorosa e inabalável, sendo que não é assim.

Um eterno sonhador, cheio de planos para o futuro, tantos estes que acaba esquecendo até do presente. Adora ser o centro das atenções e faz, discretamente, o possível para que isso aconteça. Um gigantesco coração que distribui um grande e infinito amor àqueles que lhe dão chance e que façam por merecer. Marca-se como um carimbo em uma folha em branco, mas sempre disposto a perdoar e fingir que aquilo não ocorreu, apesar de estar magoado.

Pensa demais nas conseqüências de suas ações muito antes de executá-las e já perdeu muito por isso. Não se entende nem se perdoa, mas o faz para os outros. Não encontra o equilíbrio entre a razão e a emoção. Ama e não demonstra como deveria, faz para surpreender. Tenta comprar a companhia de quem mais gosta, só para tê-los por perto. Com certeza trocaria conquistas, medalhas e prêmios por amigos que o amassem de verdade. Tem poucos porém verdadeiros e tem um apreço gigantesco por eles, com certeza muitas vezes maior do que eles pensam.

Esse seria o Sr. Solitário? Não, mas o Sr. Confuso. Não consegue viver sossegado pois pensa demais. Sua razão diz que não encontrará resposta lógica para suas milhares de indagações, mas seu coração encontrará.

domingo, 24 de abril de 2011

Ontem Te Amo, Hoje Te Espero


Não há muito tempo brincávamos juntos, compartilhávamos os mesmos desejos, emoções, ambições. Sempre tivemos uma relação de carinho mútuo, na medida, nada exagerado; uma amizade extremamente linda. Brincávamos na rua, de esconde-esconde, pega-pega e aquilo pra nós era a melhor coisa do mundo. Todos os dias depois da aula era a mesma coisa. Ficar em casa nem pensar. Computador, Internet e celular não era pra nossa idade e em muito populares; o máximo que gostávamos de fazer em casa era assistir à fita cassete do 'Toy Story' ou de 'James e o Pêssego Gigante'. Éramos quase que irmãos.

O mundo foi começando a evoluir de uma forma muito rápida e isso foi nos afastando. Sempre tão parecidos que começamos a tomar as mesmas atitudes. O computador passou a ser mais divertido que brincar na rua, ter celular mais legal que ter amigos e mais tantas mudanças ocorridas na nossa geração.
Crescíamos e nos afastávamos de forma física e emocional. Com a frieza das conversas onlines já não sentíamos mais o mesmo um pelo outro, creio que sentia mais eu do que você. Simplesmente porque garotos ficam tolos com atenção de mais ou de menos de garotas, são rígidos por fora, mas totalmente maleáveis por dentro. Negar qualquer coisa a uma mulher é muito difícil, seja ela de qualquer idade. Creio que seria pelo fato de sermos gerados por uma, por isso essa dependência tão grande, essa necessidade.

Logo eu, tão amante da tecnologia fui 'desconectado' de alguém por ela. O que era pra unir acabou separando. O meu amor por ti é declarado através do toque dos meus dedos no teclado que transfere as informações em alta velocidade para as fibras óticas da minha paixão. Amor não em um coração, mas em um monitor. Dados ao invés de sangue e cabos ao invés de veias. Escritas em troca de palavras e três toques de percussão respondendo às minhas perguntas.

Queria te conquistar em um baile ao som de Elvis ou Sinatra, mas hoje isso não é possível. Vivo eu, um adolescente velho, vivendo e usufruindo do mundo moderno, mas sempre querendo ter vivido nos tempos da brilhantina, achando que lá seria sua melhor época. Um jovem ultrapassado que admira os cortejos e romantismos que vive de sonhos e deslumbres. Enquanto meu coração não evolui, te espero no baile dos meus sonhos para dançarmos a tão linda, antiga e imortal valsa do amor.

domingo, 17 de abril de 2011

Paixão Amorosamente Fraterna


Por que quando nos apaixonamos sentimos medo de dizer para aquela pessoa tão especial o que sentimos por ela? Medo de perder? Medo de arriscar? Quantas vezes sofremos com aquele nó na garganta, o olhar perdido, os pensamentos torturantes na hora de dormir... Não consigo entender se é amor, paixão, ou um carinho muito especial, ora, fraternal. Não sei se nunca terei condições de dizer o que sinto. Sentir falta da companhia, do cheiro, da voz, do olhar, do abraço apertado dos reencontros e despedidas.

Os beijos estalados de felicidade; a voz trêmula e a perna bamba do encontro feito esporadicamente. A sensação de necessidade de estar perto sempre, de toda hora expressar um ‘te amo’ seja através de palavras ou gestos carinhosos presos numa questão que a lógica não explica. As emoções que o nosso cérebro faz questão de deixar soltas e loucas a percorrerem desvairadamente a cada canto de nosso corpo, agitando o coração ao lembrar da última vez que estivemos juntos e pensar na loteria do próximo reencontro.

Quero estar com você para que me ensines a linguagem do amor. Repleta de palavras doces e sinceras, gestos delicados e especiais. Quero você ao meu lado para que me completes, para que me enchas de todo o teu afeto, para que me dês o que preciso, o que preciso é você. És como um elixir da vida, elixir da esperança, da renovação. Estar ao teu lado é recarregar as baterias do amor e estar preparado pra seguir em frente e estar pronto pra te amar mais e mais. Paixão louca? Não; paixão não é amor. O amor verdadeiro é aquele paciente, que sabe esperar, que sabe estar sobre as coisas ruins.

Pode ser que o nosso destino não seja juntos; pode muito ser que o que sinto é um amor fraternal, um amor tão forte de irmão que as vezes pode ser confundido com uma coisa mais profunda. O maior erro de quem ama é se enganar, é se deixar perder, se deixar levar. É impiedoso do nosso coração que nos deixe sermos tão conduzidos por uma outra pessoa. Amar alguém é doar-se ao outro para que se complete e acho que é isso que às vezes faz com que a gente pareça tão tolo quando ama. Depois, parece tão fácil de explicar, mas durante... é incrível.

Confesso que pela primeira vez, me desnorteei com teu perfume suave, com a tua voz doce, com teus cabelos castanhos logo abaixo dos ombros. Isso era paixão. Mas, quando me abraçaste, senti conforto, refúgio, senti amor. E ali ficamos abraçados por um longo tempo enquanto sussurravas em meio ouvido que me amavas, e que eu era especial pra ti. Isso fez eu me entregar. Ao mesmo tempo que me vejo amando você perdidamente e pensando num futuro pra nós, penso na gente como grandes amigos, compartilhando os mesmo gostos, mesmo estilos, mesmos jeitos. Não sei se pode ser muita coincidência, ou se pode ser coisa astrológica, ou divina. Há uma bela música que diz que quando Deus vê que estamos tristes, ele manda anjos que não têm asas e não sabem voar, mas que em seus corações trazem o dom de amar. Sempre achei que você fosse um anjo desse. Acho que nenhum humano comum consegue ser como você.

Te amo todo dia em silêncio, no meu canto, no meu travesseiro, nas minhas músicas, nos meus pensamentos. Todos os ‘te amo’s que eu não consegui dizer na tua frente estão cada vez mais sufocando minha garganta, quero dizer tudo pra ti, mas, quando? Ainda não sei o momento. Em um mês, um ano, dez anos quem sabe. Não sei quando nem como, mas o meu amor por ti um dia vai ser dito com todas as palavras, seja ele puramente doce e fraternal ou profundamente e romanticamente apaixonante.

domingo, 10 de abril de 2011

Jamais Te Esquecerei


Eras como um pai pra mim. Apesar dos momentos que estivemos juntos terem sidos poucos, foram ótimos. Lembro que sempre que passeávamos de carro e depois eu sempre sumia com as chaves, lembro das vezes que íamos até a venda e me compravas um confetti, lembro de quando eu ficava deitado no teu colo e tu me contavas histórias que até hoje não esqueço. Tudo que eu tenho na minha cabeça de ti é bom, tudo me remete a bons momentos, ao amor verdadeiro.

Na época eu ainda era muito novinho, não entendia muito bem as coisas. Não entendia nada sobre quase nada, mas do teu amor eu entendia. Eu comecei a ficar triste quando uma doença entrou na tua vida e te limitou de tantas coisas. Não saíamos mais, eu já quase não te via, não falavas mais comigo, não conseguias me ver e eu não entendia direito nada daquilo. Ficava atordoado e com esperanças que ficarias bem. Então fostes pra um lugar estranho e feio que chamavam de hospital. Mal saberia eu que depois daquele dia nunca mais te viria. Eu era muito pequeno, tinha só cinco anos e não entendia por que eu não podia ver o meu tio se a gente se gostava tanto? Por que aquelas moças malvadas não permitiam que eu entrasse pra dar nele um último abraço, pra dizer pela última vez que eu o amava? Tentavam me esconder do teu estado, mas eu ouvia as conversas. Ouvia minha vó dizer que não podias ver ninguém nem falar mais nada e aquilo foi me deixando cada vez mais triste.

Um dia a mãe veio e me disse que quem eu tanto amava tinha virado um estrelinha no céu. Lembro do dia em que eles te colocaram para o descanso eterno. Era um dia nublado, de frio em que eu agarrado às pernas da minha mãe gritava: “não façam isso com o meu tio! Não coloca essa terra em cima dele!” Eu era muito novo pra entender aquilo tudo e como uma simples criança pensava que aquilo não era certo, que não poderia estar acontecendo, simplesmente porque eu o amava muito e aprendi que o amor nunca, nunca morre.

Ah, tio, hoje eu entendo tudo isso e sinto muito a tua falta. Fostes uma pessoa muito importante e especial pra mim a qual eu jamais esquecerei. Algumas pessoas podem ter me tirado o que me deixastes por direito, mas uma coisa ninguém vai conseguir tirar de mim, o amor que eu sempre tive por ti. Sei que agora estás aí, nos braços dos anjos me vendo escrever esse texto e as lágrimas que eu derramei fazendo isso. Tenho certeza que no dia que eu virar uma estrelinha também, vou poder te dar o abraço que eu não te dei antes de partires. Te amo muito tio e sempre estarás comigo aqui, dentro do meu coração.

domingo, 3 de abril de 2011

O Velho e a Campainha da Vida


Estou velho. Olhe para mim, veja a minha pele, está ressecada, tenho poucos e brancos cabelos. Minha vida já foi de muitas aventuras, de muitos amores, de muitas conquistas. Hoje vivo de lembranças, do passado, das glórias, dos fracassos. Sozinho e abandonado não tenho ninguém pra contar minhas histórias da época que eu era jovem. Me arrependo de ter afastado meus filhos, meus netos e todas as pessoas que queriam me amar. Fui tão duro que não deixei que me amassem. Fui tão amargo que os expulsei da minha vida sem dó.

Agora fico aqui, nessa sala na companhia da televisão e do meu copo de uísque. Justamente quando eu mais precisei de amor, mais afastei quem poderia me dar isso. Só reclamava, nunca elogiava ninguém, não ria, não brincava e assim fui afastando todos de mim. É triste ter tanta idade e poucos amigos. Apesar de tudo, não culpo minha família. Como eles me dariam amor se jamais demonstrei isso a eles? Não consigo encontrar uma solução pra resolver os meus problemas. Construí uma vida, um nome, um patrimônio e hoje estou sozinho. Não abro uma janela da minha casa há três dias. Estou ouvindo todos os discos que tenho guardado pra ver se me animo. Já tenho meu testamento escrito e não devo nada a ninguém.

Não consigo ver mais horizontes na minha vida nem admiro os arco-íris que a vida tenta me mostrar. Então vou em direção à minha gaveta chaveada e carrego com duas balas a solução dos meus problemas. Estava prestes a consumar quando de repente eu ouço a campainha tocar e vou atender. Minha neta, quinze anos recém completados. Trouxe em sua mão uma caixa com algumas fotografias da época em que a minha esposa era viva e a carregava no colo. Naquele exato momento me emocionei e abracei a minha neta como se fosse o último ser humano do mundo. Ali a minha vida se encheu de cores novamente e eu senti que alguém me amava. Ela ficou ali comigo conversando por horas e rimos um bocado. Ela abriu toda a casa e eu nunca tinha percebido a brisa de vento tão suntuosa que passava pela minha sala. E aquela casa se encheu de amor novamente.

Liguei pra todos os meus filhos e netos e preparei uma grande festa. Todos queriam saber o motivo e eu dizia de boca cheia que o motivo daquilo era o amor. Que o motivo da vida, dos seres humanos, dos animais da existência era apenas o amor. Foi isso que salvou a minha vida, que me fez acreditar novamente que sempre há tempo para o recomeço. O amor apareceu pra mim através de uma garota jovem e cheia de vida, que me fez retomar o sentido da vida. Espero que quando o amor chegar pra você em uma forma não muito convencional, faça questão de atender a campainha do seu coração e deixar que o amor entre novamente em sua vida.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tempo, Limite e Emoções


Quando acordei, olhei para o sol e pensei: como um astro repleto de fogo, com uma temperatura altíssima, consegue iluminar a terra na medida certa e nos permite que andemos sob ele sem provar de toda a sua ferocidade? E a lua, por que será que é tão bonita pra se admirar? Ela tem a luminosidade ideal para que a apreciemos sem que nos firamos. Refletindo sobre isso, consegui tirar mais uma lição que a própria natureza nos ensina, o limite. Na vida é necessário ter um limite pra tudo. Se abusarmos da bondade do sol, por exemplo, sofreremos suas conseqüências. É assim que acontece a todo o momento na vida. Evidente, é uma tarefa difícil ter auto-controle, ainda mais no mundo de hoje, onde vivemos e fomos ensinados à doutrina do rápido, do agora, do urgente.

O tempo é uma dádiva e cabe a nós administrá-lo com sabedoria. Há tempo e limites pra tudo. Essas duas palavrinhas são bem comuns, mas quase não costumamos associá-las. Se pensarmos a fundo, o tempo é um limite. O tempo nos limita de diversas maneiras, seja nos afazeres rotineiros ou nas emoções. É aí onde eu quero chegar. A relação entre: tempo, limite e emoções. Agora são três palavras que estão bem ligadas. Para expressarmos as emoções precisamos de tempo, pois emoções expressadas de uma forma ‘afobada’ as pessoas podem ficar um pouco assustadas. Também é necessário ter um limite para isso e dosá-las para não confundirmos as coisas.

É muito comum gastarmos um bocado de tempo pensando como vamos expressar as nossas emoções, principalmente se o receptor delas é alguém muito especial. Pensamos tanto que desperdiçamos tempo, isso tudo porque temos medo de exceder os limites. ‘HÁ! Que armadilha da vida, não?!’ Queremos demonstrar às pessoas que as amamos, mas não queremos exagerar. É isso que torna a vida uma adrenalina pura e um constante aprendizado.

Bem, vamos ao que interessa: como podemos nós, meros mortais, tão confusos sobre tantas coisas, aproveitarmos bem o tempo, enxergarmos até onde vão os limites e ainda dosar nossas emoções? Não é nada fácil. Primeiro porque cada humano tem uma noção diferente destes três tópicos e muitas vezes nós achamos que estamos tendo controle absoluto sobre eles, sendo que na pura verdade estamos mergulhados em nossos sentimentos – às vezes até afogados - justamente porque concluímos que isso é algo super difícil de se gerenciar. Uma coisa puxa a outra. Temos de associar estes tópicos com o meio em que vivemos e as pessoas com as quais lidamos. Seria muito cruel da minha parte, terminar esse texto com a frase simbólica ‘faça o que o seu coração manda!’. Pera lá, pô! Tudo bem, as emoções vêm do coração e podem até ser controladas por ele, mas quanto ao limite e ao tempo? São coisas físicas, racionais, lógicas, mas que estão diretamente ligadas às emoções. Neste ponto digo que somos cyborgs.

Colocando as coisas em seus devidos lugares, penso que primeiro devemos analisar o tempo e os limites, que na maioria das vezes, são coisas imutáveis, uma vez que emoções são maleáveis – na maioria dos casos. Aí vem na nossa cabeça que isso seria muito cruel com nós mesmos, dependermos diretamente de meios físicos e racionais pra expressarmos o que sentimos. Comparo então o limite a um valo, o tempo ao tamanho deste e as emoções à água, que supera obstáculos para chegar ao seu destino. Entretanto, muita água em um caminho estreito causaria uma desordem bastante significativa. Com isso quero passar que as emoções tem de ser bem controladas para não sermos impulsivos e atropelarmos tudo em nossa frente em busca de um único objetivo muitas vezes não muito certo.

Ao final, temos: emoções para compartilhar, um tempo para que isso seja feito e um limite para que não haja exagero. Só cuidado porque água demais transborda e água de menos seca. Ponderação é a chave. Demonstrar emoções no limite devido e no tempo certo de cada relação é fundamental. Além disso é um ato muito bonito, sendo primordial para se ter grandes amizades relacionamentos saudáveis.

sábado, 26 de março de 2011

Meu Amor, Minha Lua


Cabeça cheia. Não consigo pensar direito em nada do que tenho por fazer. Estou com um monte de coisas por terminar, obrigações para cumprir, mas estou com a ‘cabeça na lua’. Usamos essa expressão pra descrever nossos momentos de pensamentos vagos, sonhos aparentemente impossíveis; mas no meu caso tem outro significado. Isso porque a lua pra mim não é só isso.

Ela não é só um satélite da terra flutuando no espaço iluminando a terra. A lua ilumina o meu caminho, me aponta as decisões que devo tomar, me ajuda a repensar quando estou errado, me acompanha nas minhas noites tristes. Tenho um amor incondicional por ela, admiração pelo brilho que ela emite e a respeito. Como é bom deitar a noite num extenso gramado e ficar ali por horas admirando sua beleza e dizendo tudo que representas pra mim.

Lua, lua, todo mundo te deseja e eu te tenho. Que bom é poder chamá-la de meu amor. Que bom poder te tocar, beijar, abraçar, te ter ao meu lado. Como é gratificante a lua ter me escolhido para a amar. Melhor ainda é que a ela está junto a mim na forma de uma uma mulher carinhosa e graciosa, a qual eu por toda a vida vou amar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

285 Anos de Floripa


Florianópolis, essa cidade tão bela, de maravilhas moldadas pela natureza, faz hoje 285 anos. Quase três séculos irradiando beleza e encantos a seus moradores e milhares de turistas que vem de longe só para admirar o que podemos ver todos os dias. Seja no Calçadão da Felipe Schmidt, nas areias brancas das dunas da Joaquina ou no verde da Lagoa.

Cada canto da nossa bela Floripa é um encanto. Passando pela ponte vemos a Hercílio Luz e ao fundo as Ilhas de Ratones. No centro da cidade o tradicional Mercado Público, das conversas informais, do peixe fresco, da arte de ser manezinho. Vindo do badalado norte da Ilha, passamos pela Avenida da Saudade, e saudade é o que sentimos quando estamos longe da ilha, das praias. No sul da ilha, mais pacato e tradicional, escondem-se verdadeiros santuários da natureza ainda inexplorados pelo homem. Um passeio na igrejinha do Ribeirão é uma volta na história, seguir a trilha de Naufragados nos faz ver que certos esforços recompensam ao final, ao vermos naquela praia isolada, ondas arrebentando nas pedras do costão. Saudoso leste da ilha, do meu Campeche, onde o mar é forte e de um tom azul único.

Quando pegamos um avião Para ir pra longe, vemos aquelas montanhas e praias se distanciando e logo bate a saudade. No regresso vemos o mesmo cenário, só que com alegria de voltar à cidade em que nasci e fui criado. Sair daqui só se for pra voltar algum dia. Nossa cidade cresce a passos largos. Acompanhamos a perfeita combinação de uma cidade grande com uma cidade de refúgios naturais, que nos fazem repensar sobre o sentido da vida, nos fazem relaxar. Não houvera lugar melhor para nascer.

Obrigado Florianópolis por tudo isso que tens, por toda essa obra divina, por toda essa honra de ser seu filho, florianopolitano.

Parabéns Florianópolis pelos 285 anos dessa bela história.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Meu Primeiro e Eterno Amor


Ah, meu amor, finalmente encontrei o que eu tanto queria pra mim. Uma mulher como você, perfeita. Carinhosa, meiga, atenciosa e mais uma montoeira de qualidades que você me mostrou. Agora somos um do outro, compartilhando interesses, felicidades e decepções. Te amo tanto que não consigo expressar em meras palavras. Me deste a chance do compartilhar esse meu grande amor, que estava há tanto tempo contido nos ares da solidão. Me deste a oportunidade de mostrar o quanto te amo e te valorizo.

Quero estar pra sempre ao teu lado, caminhando junto contigo. Pra num futuro próximo nos casarmos e termos a nossa casa, numa sala confortável com lareira, com vista para um gramado exuberante. Para deitarmos ali e ficarmos horas abraçados observando as estrelas. Com uma árvore para fazer-nos sombra enquanto trocamos carícias numa tarde quente de verão. Te quero comigo, você é quem eu sempre sonhei pra ser a mãe dos meus filhos. Muitos anos depois, bem velhinhos, lembraremos do dia em que nos conhecemos; aquela noite chuvosa de inverno em que te vi atravessando a rua fugindo da chuva, que então corri atrás de ti pra te dar abrigo dela, e me retribuístes com um imenso sorriso. Nesse momento já tinha planos para contigo. Foi depois desse dia que comecei a valorizar mais a chuva.

Agora aqui estamos frente a esta lareira, lembrando estes nossos 50 anos casados, juntos aos nossos filhos e netos. Isso foi o que sempre sonhei pra mim e o que você sempre desejou. Os nossos destinos se cruzaram e pudemos compartilhas nossas vontades. Nos doamos um ao outro durante esse tempo todo e fomos felizes com isto. Depois de todos esses anos de muitas alegrias, tristezas, saúde e doenças, estamos cada vez mais unidos e preparados pra quaisquer novos desafios que a vida possa nos oferecer. Temos o amor compartilhado um ao outro, que nos liga de uma forma espetacular, fazendo-nos muito mais do que fortes, fazendo-nos encarar a vida com afinco e perseverança. Sempre serás minha amada dos olhos de jabuticaba, sempre serás a razão das minhas cantorias, o tema dos meus textos, a melodia da minha vida.

Todos esses anos foram tão preciosos que não conseguimos pensar no fato de que a morte um dia pode nos separar, pensamos na nossa união como eterna. Vou te amar até que me reste o último fio de cabelo branco na cabeça, até que a última pétala da rosa viva caia. Vou te amar pra sempre até na minha pós-vida. Serás pra sempre meu único e divino amor. A nossa história é prova de que o amor ainda está na moda, de que existe amor sincero, de que palavras de amor têm sim fundamento, que romantismo é fundamental num relacionamento, que compreensão é algo que jamais pode ser descartado entre duas pessoas que se amam. Somos prova de que amor à primeira vista existe.

Olho pra ti agora velhinha, te acariciando e lembro quando tocava a tua pele macia como pêssego e beijava teus lábios carnudos. Acompanhei etapa por etapa da tua transformação e tu da minha. Envelhecemos juntos sem jamais termos nos cansado de olhar um para o outro. Fomos os primeiros um do outro e isso nos trona ainda mais felizes e satisfeitos. Teus cabelos, agora brancos, têm o mesmo cheiro e encanto de quando me enfeitiçaram. Aqueles cabelos negros de que tanto te gabavas quando eras jovem.

Ah, meu amor, nunca tive vergonha de expressar pra todos o quanto te amo. Quando novos, pensávamos que ficaríamos velhinhos juntos, e ficamos. Exatamente o que pensamos aconteceu. Isso graças ao amor puro que existia em nossos corações. Nunca tirei essa aliança do meu dedo, nem você do meu coração. Fostes a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Meu primeiro grande amor de verdade e meu último também. Somos essência juntos e quando chegar a hora dessas essências perfumarem outro ambiente, bem longe daqui, estaremos juntos, como sempre estivemos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Te Amo, Sempre



Quando estiveres do outro lado da calçada, longe de mim, te amo, sempre.
Quando não puder olhar fixo nos teus olhos e ter tua atenção, te amo, sempre.
Quando olhares pra mim dizendo que não me suportas, te amo, sempre.
Quando te encontrar na rua e fingires que não me conheces, te amo, sempre.
Quando algum dia eu te contar uma piada e rires, te amo, sempre.
Quando ‘yo hablar contigo em español y me llamares de tonto’, te amo, sempre.
Quando não brigares mais comigo, te amo, sempre.
Quando a nossa amizade começar a dar frutos, te amo, sempre.
Quando aceitares sair comigo num final de semana, te amo, sempre.
Quando disseres que sou importante pra ti, te amo, sempre.
Quando olhares nos meus olhos e pedires um conselho, te amo, sempre.
Quando vieres em minha direção pedindo um abraço, te amo, sempre.
Quando sentires minha falta, te amo, sempre.
Quando deitares tua cabeça no meu colo me olhando fixamente, te amo, sempre.
Quando tu me beijares, te amo, sempre.
Quando tu me amares, sempre te amei.

domingo, 13 de março de 2011

Conto de Solidão



Essa noite... foi terrível. Deitei na minha cama, desliguei a televisão, o abajur, e fechei meus olhos pra dormir. Não consegui. Peguei meu celular, meu fone de ouvido e comecei a escutar minhas músicas. Dentre a escuridão da noite, a tua imagem começava lentamente a se materializar na minha frente. Começava pelos cabelos escuros, uma pele clara e delicada, sobrancelhas bem desenhadas, olhos castanhos de gueixa, boca esculpida em Carrara, rosto de traços retos, corpo perfeito como a estátua de uma deusa mitológica. Fiquei ali um bom tempo, ouvindo as maiores melodias de amor enquanto imaginava você comigo, nos campos verdejantes.

Abracei meu travesseiro e fechei bem os meus olhos. Só vinha você na minha cabeça. “Eu só vivo pensando em você, é sem querer, você não sai da minha cabeça mais. Eu só vivo acordado a sonhar, imaginar nós dois. Ás vezes penso ser um sonho impossível uma ilusão terrível.” Enquanto esse refrão tocava, uma lágrima escorreu dos meus olhos, minha boca se curvou para baixo e outra lágrima escorreu. Te segurei com força em meus pensamentos, mas você se foi.

Concluí que só te terei pela noite, nas minhas músicas, no meu quarto, na minha escuridão. Concluí que fará sempre parte de mim a imagem que projeto de ti todas as noites, que sempre me atormentará, me trará desejos, rumores, esperanças e tremores. Há mais de dois anos moras em minha mente. Pode ser que existas no meu mundo real, mas não consigo me conformar com isso. Sendo minha própria criação, és o sinônimo do que chamam de solidão. Quem sabe tudo isso acabe, quando eu resolver dormir minha mente para poder acordá-la em um mundo onde o meu coração me permita ter novamente o que me foi tomado, o prodígio de amar.

quinta-feira, 10 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

Homenagem às Mulheres



Estava por esses dias eu aqui, debruçado no alto da minha janela, observando as pessoas que passavam em direção ao estádio para assistir o jogo. Em poucos minutos de observação, senti um cheiro gostoso e arrebatador de um perfume suave e doce. Vi então que vinha vindo um batalhão de mulheres lindas e cheirosas que demonstravam a paixão pelo time na camisa. Mulheres simples, do dia-a-dia, mulheres reais. Eu ali fiquei admirando tais beldades passarem sob a minha janela, suspirando a cada brisa de vento que beijava seus cabelos e traziam suas essências até mim. Oh mulheres de minha vida, que me trazem um alento e esperanças diárias, vestidas sobre suas belezas incomparáveis. Morenas, loiras, ruivas, altas ou baixas, não importa, mulheres são mulheres e só por isso já têm seu grande valor.

Parabéns mulheres pelo seu dia.

domingo, 6 de março de 2011

Paixão Insana



Ouço tua voz ,mas não te vejo. Sinto teu coração mas não o tenho. Sinto tua pele macia, mas não a toco. Sinto teus lábios molhados, mas não te beijo. Por tudo isso sinto arrepios, mas não te sinto. Será isso tudo porque a perdi ou porque nunca a tive? Será que passarei toda a minha vida te idealizando nesse altar dos sonhos que possa ser que não exista? Será se estou louco e perdido aos devaneios de um coração apaixonado que não discerne uma coisa da outra? Além do mais, será se realmente existes? Todas essas dúvidas pairam sobre a minha cabeça e sufocam meu coração. Na agonia de ser o último amante do mundo, quero jogar-me em teus braços para te sentir de verdade.

Quero amar-te o mais breve possível antes que a terna, porém delicada chama do amor se apague. Essa chama que queima dentro de mim fazendo com que fique acordado durante toda a noite pensando em ti, nos teus gestos, nas tuas palavras. Quando finalmente adormeço, sonho contigo em um vestido branco seguindo em minha direção, me acariciando e me fazendo o homem mais feliz desse mundo. Quando tento te tocar não consigo. És como uma fumaça, que a suave brisa do vento leva e espalha suas essências por todos os lados, num arrebatador e cruel frisson que me faz permanecer estático, sem reação. Fico ali parado e perplexo assisto sua ida para algum lugar desconhecido.

É nesse momento que acordo ofegante e olho no relógio, 3 horas da manhã. Vou beber um copo d’água e sinto um arrepio na minha nuca. Sei que é você me chamando. Volto até minha cama para tentar dormir novamente e sonhar com tuas carícias. A ansiedade é tanta que não consigo. Os arrepios são cada vez mais constantes, tremo de frio e nervosismo. Meu coração acelera, dispara. Pego meu copo d’água na cabeceira e o derrubo. Estou trêmulo, sinto me chamares para contigo. Do que me resta a vida sem você. Me pedes para ir contigo. Sinto um desejo súbito tomando conta da minha mente, uma coisa louca que me faz perder o juízo. Vou até minha sacada e grito por ti. No meu terraço vejo a tua imagem me chamando, tuas mãos me puxando, tua voz me seduzindo. Estou a 40 metros do chão. Loucamente pulo da minha sacada para alcançar-te. Vejo toda a minha vida em câmera lenta e o pior, você cada vez mais longe. De repente tudo se apaga.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A Chuva



A chuva pode ser algo negativo pra muitos, confesso que pra mim também às vezes é. Um dia desses, sentado em frente ao meu computador, com meu fone de ouvido, ouvindo minhas músicas, pude perceber o barulho da chuva no intervalo entre uma canção e outra. Esse barulho foi ficando mais forte até que superou a suave melodia que ouvia. Já era tarde, não poderia ficar cantando a tal hora, mas a chuva me permitiu isso, a chuva me fez cantar num momento que eu precisava. Precisava expor o que eu sentia, mesmo através de uma canção.

Com esse pensamento, associei a chuva ao choro e a melodia da música a nossa vida. Nem sempre é agradável chorar, há momentos que isso é ruim. Só que em determinados momentos o choro nos faz bem. O choro nos alivia, e nos faz até calar. Previne que falemos algo por impulso ou nervosismo. Na vida há tempo pra tudo, desde as coisas que nos agradam mais até as outras que achamos que é perda de tempo, mas é interessante analisarmos isso. Tudo acontece com um propósito. Aprenda com seus choros para poder rir mais tarde. A alegria vem junto com um acerto, que muitas vezes é a superação de um erro.

Cada momento da nossa vida é muito precioso para ficarmos reclamando toda hora. Reclamar é importante, claro, pois assim conquistamos algumas coisas, mas cuidado para não tomar o costume de murmurar, isso afasta as pessoas. E é assim que a vida segue, chorando, rindo aprendendo e vamos sempre em frente em busca de nossos objetivos. Este, bem, cada um sabe do seu. Não podemos esquecer também que depois da chuva, pode ser que surja um belo arco-íris no céu.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amor Enclausurado DC



Não sabes tu que me magoaste tanto por todos esses tempos, agistes com tanto desprezo para comigo. Cada palavra tua tem sido como uma espada fincada em meu peito. Se agora achas que és feliz com ele, foi porque não me destes a chance de mostrar o quanto te amava. Recusavas meus carinhos, meus abraços e eu, para não demonstrar fragilidade, era arrogante. Agora me sinto destruído por dentro por não te ter em meus braços. Você deveria estar aqui comigo, ouvindo meus sussurros sentindo meu beijo, recebendo de mim um amor puro e sincero.

Em pouco tempo darás conta que essa paixão que sentes não passa de mera atração física. Posso não ser o homem que sonha em sua cabeça, mas sou exatamente o que o seu coração deseja. Cada vez que a via abraçada e sorrindo com aquele sujeito, sentia um nó na garganta, um aperto no peito e uma lágrima contida no interior dos meus olhos, porém, hesitava. Agora sabes do meu amor infindável e incondicional. Sinto muito por não haver uma reciprocidade, mas no momento em que o teu coração chamar pelo amor verdadeiro, estarei aqui, pronto para amar-te e tê-la em meus braços. Espero que não demore muito para que isso aconteça, mas quando acontecer, que seja eterno.

Estou partindo, mas aguardo de coração aberto, sei que virás a mim. Por cada quilômetro que eu me afastar, uma lágrima cairá, um fragmento do meu pensamento ficará em você. Tentarei te esquecer, mas isso não será possível. Mandarei-te cartas com o meu amor gravado nelas; se não quiseres lê-las, pelo o menos as guarde e sinta o meu amor, o amor de uma pessoa que te quer bem. Adeus, amor ingrato, que me fazia ficar acordado por horas a fio; adeus mundo de fantasias; adeus a quem jamais pude chamar de meu amor.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Calling All Angels - Lenny Kravitz

O vídeo da música "Calling All Angels" de Lenny Kravitz que fez muito sucesso em 2003. Com uma bela melodia a base de piano e uma letra profunda, essa música foi tema de muitos romances, mas ficou um pouco esquecida com o tempo. Então, voltei oito anos para postá-la no meu blog.



Tradução: http://letras.terra.com.br/lenny-kravitz/101915/traducao.html

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pseudo Soneto da Renunciação

Renunciar e hesitar às vezes é imperdoável pra quem quer amar.
É difícil falar o que sentimos de verdade, dá medo só de pensar.
Enfrentar a si mesmo é difícil, mas é preciso para sermos felizes.
Existem certas mudanças que podem deixar profundas cicatrizes.

Um ‘eu te amo’ pra você, pode ser um tanto previsível,
Mas talvez quem o receba, possa achar isso irresistível.
Muitas vezes o nosso coração realmente nos engana.
Mas fazer o quê? Esse é o eterno desafio de quem ama.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Não Vai Bem? Que Tal Uma Mudança?!



Não viva de saudosismo nem de desejos reprimidos passados. Arrependimento mata sim, mata os novos sonhos e o tempo que temos pra planejá-los. Esquecer de amores mal-resolvidos é difícil, mas é uma missão. Não é possível começar uma coisa nova cultivando outra antiga. Arrepender-se de algo só nos traz ainda mais arrependimento. Ficar remoendo as coisas que poderíamos ter feito é um perigo. Por mais que um amor que juramos ser o maior, melhor e único da vida não ‘superou as expectativas’, devemos nos conformar e seguir em frente. Mendigar o amor das pessoas é perigoso.

A vida é uma incerteza, nada se passar de dúvidas. É claro que podemos fazer planos para o futuro e devemos, mas sempre com cautela. Indo contra aquela psicologia controversa do ‘brinque mais, sorria mais, ame mais, viva mais e etc.’, não é fácil simplesmente de uma hora pra outra esquecer tudo que se passou e começar a distribuir sorrisos falsos por aí. Sorrir sem dentes e viver sem vida é difícil, mas algumas pessoas às vezes impõem isso à gente. Cada um sabe do seu coração e conhece suas vontades e suas possibilidades. Às vezes coisas que se aplicam a uma determinada pessoa não se aplicam a outra e só saberemos as corretas adaptações se nos conhecermos muito bem. Ter autoconhecimento e se valorizar são passos fundamentais para adquirir belos dentes e sorrir aos outros. Se amar é a única maneira de dar amor a alguém.

Na vida nada é fácil, tudo é um processo lento e gradual. Outra, não perca seu tempo tentando mudar os outros, se já é difícil mudar nós mesmos imagina aquele cabeça dura. Aproveite aqueles momentos tristes em que você só que ficar deitado nos escuro ouvindo músicas tristes para refletir. Reflita primeiro sobre seu dia para depois começar a refletir sobre a vida. Não dê ouvidos a todo mundo não, há pessoas que desejam o mal para a gente, sim, infelizmente há. Procure amigos sinceros e família para compartilhar seus problemas, mas primeiro pergunte se eles querem te apoiar naquela hora. Caso nenhuma dessas duas opções seja possível a você, converse com o espelho até que apareça alguém de confiança. Olhar nos olhos é fundamental durante uma conversa, pois expressa interesse e verdade, quem sabe olhando em seus próprios olhos conseguirás achar alguma reposta escondida entre eles o teu lóbulo occipital.

Depois da auto-análise é hora de começar a mudar certas atitudes, mas cuidado, vá aos poucos, senão em pouco tempo tudo volta como era e as pessoas em sua volta te estranhariam muito. Não se esqueça de conversar com você mesmo constantemente, pra sempre estar analisando as novas possibilidades de mudança. Não se afobe pra não atropelar nada, pois na vida, tudo é um processo lento e gradual.