domingo, 24 de abril de 2011

Ontem Te Amo, Hoje Te Espero


Não há muito tempo brincávamos juntos, compartilhávamos os mesmos desejos, emoções, ambições. Sempre tivemos uma relação de carinho mútuo, na medida, nada exagerado; uma amizade extremamente linda. Brincávamos na rua, de esconde-esconde, pega-pega e aquilo pra nós era a melhor coisa do mundo. Todos os dias depois da aula era a mesma coisa. Ficar em casa nem pensar. Computador, Internet e celular não era pra nossa idade e em muito populares; o máximo que gostávamos de fazer em casa era assistir à fita cassete do 'Toy Story' ou de 'James e o Pêssego Gigante'. Éramos quase que irmãos.

O mundo foi começando a evoluir de uma forma muito rápida e isso foi nos afastando. Sempre tão parecidos que começamos a tomar as mesmas atitudes. O computador passou a ser mais divertido que brincar na rua, ter celular mais legal que ter amigos e mais tantas mudanças ocorridas na nossa geração.
Crescíamos e nos afastávamos de forma física e emocional. Com a frieza das conversas onlines já não sentíamos mais o mesmo um pelo outro, creio que sentia mais eu do que você. Simplesmente porque garotos ficam tolos com atenção de mais ou de menos de garotas, são rígidos por fora, mas totalmente maleáveis por dentro. Negar qualquer coisa a uma mulher é muito difícil, seja ela de qualquer idade. Creio que seria pelo fato de sermos gerados por uma, por isso essa dependência tão grande, essa necessidade.

Logo eu, tão amante da tecnologia fui 'desconectado' de alguém por ela. O que era pra unir acabou separando. O meu amor por ti é declarado através do toque dos meus dedos no teclado que transfere as informações em alta velocidade para as fibras óticas da minha paixão. Amor não em um coração, mas em um monitor. Dados ao invés de sangue e cabos ao invés de veias. Escritas em troca de palavras e três toques de percussão respondendo às minhas perguntas.

Queria te conquistar em um baile ao som de Elvis ou Sinatra, mas hoje isso não é possível. Vivo eu, um adolescente velho, vivendo e usufruindo do mundo moderno, mas sempre querendo ter vivido nos tempos da brilhantina, achando que lá seria sua melhor época. Um jovem ultrapassado que admira os cortejos e romantismos que vive de sonhos e deslumbres. Enquanto meu coração não evolui, te espero no baile dos meus sonhos para dançarmos a tão linda, antiga e imortal valsa do amor.

domingo, 17 de abril de 2011

Paixão Amorosamente Fraterna


Por que quando nos apaixonamos sentimos medo de dizer para aquela pessoa tão especial o que sentimos por ela? Medo de perder? Medo de arriscar? Quantas vezes sofremos com aquele nó na garganta, o olhar perdido, os pensamentos torturantes na hora de dormir... Não consigo entender se é amor, paixão, ou um carinho muito especial, ora, fraternal. Não sei se nunca terei condições de dizer o que sinto. Sentir falta da companhia, do cheiro, da voz, do olhar, do abraço apertado dos reencontros e despedidas.

Os beijos estalados de felicidade; a voz trêmula e a perna bamba do encontro feito esporadicamente. A sensação de necessidade de estar perto sempre, de toda hora expressar um ‘te amo’ seja através de palavras ou gestos carinhosos presos numa questão que a lógica não explica. As emoções que o nosso cérebro faz questão de deixar soltas e loucas a percorrerem desvairadamente a cada canto de nosso corpo, agitando o coração ao lembrar da última vez que estivemos juntos e pensar na loteria do próximo reencontro.

Quero estar com você para que me ensines a linguagem do amor. Repleta de palavras doces e sinceras, gestos delicados e especiais. Quero você ao meu lado para que me completes, para que me enchas de todo o teu afeto, para que me dês o que preciso, o que preciso é você. És como um elixir da vida, elixir da esperança, da renovação. Estar ao teu lado é recarregar as baterias do amor e estar preparado pra seguir em frente e estar pronto pra te amar mais e mais. Paixão louca? Não; paixão não é amor. O amor verdadeiro é aquele paciente, que sabe esperar, que sabe estar sobre as coisas ruins.

Pode ser que o nosso destino não seja juntos; pode muito ser que o que sinto é um amor fraternal, um amor tão forte de irmão que as vezes pode ser confundido com uma coisa mais profunda. O maior erro de quem ama é se enganar, é se deixar perder, se deixar levar. É impiedoso do nosso coração que nos deixe sermos tão conduzidos por uma outra pessoa. Amar alguém é doar-se ao outro para que se complete e acho que é isso que às vezes faz com que a gente pareça tão tolo quando ama. Depois, parece tão fácil de explicar, mas durante... é incrível.

Confesso que pela primeira vez, me desnorteei com teu perfume suave, com a tua voz doce, com teus cabelos castanhos logo abaixo dos ombros. Isso era paixão. Mas, quando me abraçaste, senti conforto, refúgio, senti amor. E ali ficamos abraçados por um longo tempo enquanto sussurravas em meio ouvido que me amavas, e que eu era especial pra ti. Isso fez eu me entregar. Ao mesmo tempo que me vejo amando você perdidamente e pensando num futuro pra nós, penso na gente como grandes amigos, compartilhando os mesmo gostos, mesmo estilos, mesmos jeitos. Não sei se pode ser muita coincidência, ou se pode ser coisa astrológica, ou divina. Há uma bela música que diz que quando Deus vê que estamos tristes, ele manda anjos que não têm asas e não sabem voar, mas que em seus corações trazem o dom de amar. Sempre achei que você fosse um anjo desse. Acho que nenhum humano comum consegue ser como você.

Te amo todo dia em silêncio, no meu canto, no meu travesseiro, nas minhas músicas, nos meus pensamentos. Todos os ‘te amo’s que eu não consegui dizer na tua frente estão cada vez mais sufocando minha garganta, quero dizer tudo pra ti, mas, quando? Ainda não sei o momento. Em um mês, um ano, dez anos quem sabe. Não sei quando nem como, mas o meu amor por ti um dia vai ser dito com todas as palavras, seja ele puramente doce e fraternal ou profundamente e romanticamente apaixonante.

domingo, 10 de abril de 2011

Jamais Te Esquecerei


Eras como um pai pra mim. Apesar dos momentos que estivemos juntos terem sidos poucos, foram ótimos. Lembro que sempre que passeávamos de carro e depois eu sempre sumia com as chaves, lembro das vezes que íamos até a venda e me compravas um confetti, lembro de quando eu ficava deitado no teu colo e tu me contavas histórias que até hoje não esqueço. Tudo que eu tenho na minha cabeça de ti é bom, tudo me remete a bons momentos, ao amor verdadeiro.

Na época eu ainda era muito novinho, não entendia muito bem as coisas. Não entendia nada sobre quase nada, mas do teu amor eu entendia. Eu comecei a ficar triste quando uma doença entrou na tua vida e te limitou de tantas coisas. Não saíamos mais, eu já quase não te via, não falavas mais comigo, não conseguias me ver e eu não entendia direito nada daquilo. Ficava atordoado e com esperanças que ficarias bem. Então fostes pra um lugar estranho e feio que chamavam de hospital. Mal saberia eu que depois daquele dia nunca mais te viria. Eu era muito pequeno, tinha só cinco anos e não entendia por que eu não podia ver o meu tio se a gente se gostava tanto? Por que aquelas moças malvadas não permitiam que eu entrasse pra dar nele um último abraço, pra dizer pela última vez que eu o amava? Tentavam me esconder do teu estado, mas eu ouvia as conversas. Ouvia minha vó dizer que não podias ver ninguém nem falar mais nada e aquilo foi me deixando cada vez mais triste.

Um dia a mãe veio e me disse que quem eu tanto amava tinha virado um estrelinha no céu. Lembro do dia em que eles te colocaram para o descanso eterno. Era um dia nublado, de frio em que eu agarrado às pernas da minha mãe gritava: “não façam isso com o meu tio! Não coloca essa terra em cima dele!” Eu era muito novo pra entender aquilo tudo e como uma simples criança pensava que aquilo não era certo, que não poderia estar acontecendo, simplesmente porque eu o amava muito e aprendi que o amor nunca, nunca morre.

Ah, tio, hoje eu entendo tudo isso e sinto muito a tua falta. Fostes uma pessoa muito importante e especial pra mim a qual eu jamais esquecerei. Algumas pessoas podem ter me tirado o que me deixastes por direito, mas uma coisa ninguém vai conseguir tirar de mim, o amor que eu sempre tive por ti. Sei que agora estás aí, nos braços dos anjos me vendo escrever esse texto e as lágrimas que eu derramei fazendo isso. Tenho certeza que no dia que eu virar uma estrelinha também, vou poder te dar o abraço que eu não te dei antes de partires. Te amo muito tio e sempre estarás comigo aqui, dentro do meu coração.

domingo, 3 de abril de 2011

O Velho e a Campainha da Vida


Estou velho. Olhe para mim, veja a minha pele, está ressecada, tenho poucos e brancos cabelos. Minha vida já foi de muitas aventuras, de muitos amores, de muitas conquistas. Hoje vivo de lembranças, do passado, das glórias, dos fracassos. Sozinho e abandonado não tenho ninguém pra contar minhas histórias da época que eu era jovem. Me arrependo de ter afastado meus filhos, meus netos e todas as pessoas que queriam me amar. Fui tão duro que não deixei que me amassem. Fui tão amargo que os expulsei da minha vida sem dó.

Agora fico aqui, nessa sala na companhia da televisão e do meu copo de uísque. Justamente quando eu mais precisei de amor, mais afastei quem poderia me dar isso. Só reclamava, nunca elogiava ninguém, não ria, não brincava e assim fui afastando todos de mim. É triste ter tanta idade e poucos amigos. Apesar de tudo, não culpo minha família. Como eles me dariam amor se jamais demonstrei isso a eles? Não consigo encontrar uma solução pra resolver os meus problemas. Construí uma vida, um nome, um patrimônio e hoje estou sozinho. Não abro uma janela da minha casa há três dias. Estou ouvindo todos os discos que tenho guardado pra ver se me animo. Já tenho meu testamento escrito e não devo nada a ninguém.

Não consigo ver mais horizontes na minha vida nem admiro os arco-íris que a vida tenta me mostrar. Então vou em direção à minha gaveta chaveada e carrego com duas balas a solução dos meus problemas. Estava prestes a consumar quando de repente eu ouço a campainha tocar e vou atender. Minha neta, quinze anos recém completados. Trouxe em sua mão uma caixa com algumas fotografias da época em que a minha esposa era viva e a carregava no colo. Naquele exato momento me emocionei e abracei a minha neta como se fosse o último ser humano do mundo. Ali a minha vida se encheu de cores novamente e eu senti que alguém me amava. Ela ficou ali comigo conversando por horas e rimos um bocado. Ela abriu toda a casa e eu nunca tinha percebido a brisa de vento tão suntuosa que passava pela minha sala. E aquela casa se encheu de amor novamente.

Liguei pra todos os meus filhos e netos e preparei uma grande festa. Todos queriam saber o motivo e eu dizia de boca cheia que o motivo daquilo era o amor. Que o motivo da vida, dos seres humanos, dos animais da existência era apenas o amor. Foi isso que salvou a minha vida, que me fez acreditar novamente que sempre há tempo para o recomeço. O amor apareceu pra mim através de uma garota jovem e cheia de vida, que me fez retomar o sentido da vida. Espero que quando o amor chegar pra você em uma forma não muito convencional, faça questão de atender a campainha do seu coração e deixar que o amor entre novamente em sua vida.