segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quem Ama Sente Saudade



O peito aperta, o nariz coça, a cabeça dói e uma lágrima escorrega. Gripe?  Não, bem pior. É saudade. Você está sozinho, sem nada a fazer, a cabeça começa a vaguear, os olhos se voltam ao horizonte, procurando por algo que não encontrará. Então você se lembra da última vez que esteve com aquela pessoa especial, que você ama e não vê há tempos. Se há a impossibilidade de contato, os sintomas são agravados por um nó na garganta.

A saudade, às vezes, pode ter um efeito devastador, seja de alguém que não se vê há algumas semanas, pai, mãe, irmão, amigo ou alguém que já partiu para a viagem eterna. A saudade pode ser comparada a uma represa: todo o amor que era trocado com aquela pessoa se acumula dia após dia, e enquanto não houver um reencontro, mais ela se enche. Tem vezes que não dá de suportar e acaba até vazando um pouquinho, que é quando a gente chora. Angústia mesmo há quando estamos em um lugar que costumávamos ver a pessoa, criamos imagens e ilusões a todo instante. Até mesmo um objeto pode estar carregado de lembranças dos costumes de alguém especial que não é vista há tempo.

Há tempo, há tempos, quantos tempos. Saudade é a soma de tempo, amor e distância. Para resolver este problema só há um remédio: o reencontro. Mais do que uma conversa de telefone ou uma mensagem breve, o reencontro é a prova real e simultânea de amor e a anulação do tempo e da distância.  Nada melhor, mais gostoso, sincero e amoroso do que um longo abraço de duas pessoas que se amam de verdade. Num abraço dos bons, o tempo para, o coração se harmoniza no ritmo do amor, os olhos fecham-se fortemente, o cérebro não pensa em mais nada e só o amor percorre nossas veias. Neste momento também, as únicas coisas que escutamos são as palavras de alguém que nos ama pra valer.

 Aqueles que dizem sentir saudades e se quer dão ao trabalho de se esforçar para um reencontro, não amam de verdade. Desses, eu não suporto ouvir um ‘eu te amo’; faz mal ao coração a falsidade. O amor é algo mais profundo. A saudade serve como um mecanismo que temos para testar o nosso amor e o dos outros. Só o amor de verdade sente saudade.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Soneto do Amor Verdadeiro



Desde o dia em que te declarei meu amor,
Meu coração ficou aberto a ti eternamente.
O que nele havias plantado inocentemente, florescera.
E quando mostrei seus frutos, colheste-os sensivelmente.

Muitos desacreditam em belas histórias de amor,
Desvalorizam a vida e o que ela lhes proporciona.
Destes tenho pena, mas mostro-lhes meu exemplo.
Para que um dia possam ver onde existe amor.

Outros admiram nossa união e acreditam na felicidade,
Compartilham a ansiedade pela espera do amor fiel.
Destes me alegro por ser exemplo e inspiração.

Amor meu,  enquanto houver vida, há amor.
A nós, o amor nos dá vida, união e alegria,
Aos que nos invejam, esperança e misericórdia.