segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quem Ama Sente Saudade



O peito aperta, o nariz coça, a cabeça dói e uma lágrima escorrega. Gripe?  Não, bem pior. É saudade. Você está sozinho, sem nada a fazer, a cabeça começa a vaguear, os olhos se voltam ao horizonte, procurando por algo que não encontrará. Então você se lembra da última vez que esteve com aquela pessoa especial, que você ama e não vê há tempos. Se há a impossibilidade de contato, os sintomas são agravados por um nó na garganta.

A saudade, às vezes, pode ter um efeito devastador, seja de alguém que não se vê há algumas semanas, pai, mãe, irmão, amigo ou alguém que já partiu para a viagem eterna. A saudade pode ser comparada a uma represa: todo o amor que era trocado com aquela pessoa se acumula dia após dia, e enquanto não houver um reencontro, mais ela se enche. Tem vezes que não dá de suportar e acaba até vazando um pouquinho, que é quando a gente chora. Angústia mesmo há quando estamos em um lugar que costumávamos ver a pessoa, criamos imagens e ilusões a todo instante. Até mesmo um objeto pode estar carregado de lembranças dos costumes de alguém especial que não é vista há tempo.

Há tempo, há tempos, quantos tempos. Saudade é a soma de tempo, amor e distância. Para resolver este problema só há um remédio: o reencontro. Mais do que uma conversa de telefone ou uma mensagem breve, o reencontro é a prova real e simultânea de amor e a anulação do tempo e da distância.  Nada melhor, mais gostoso, sincero e amoroso do que um longo abraço de duas pessoas que se amam de verdade. Num abraço dos bons, o tempo para, o coração se harmoniza no ritmo do amor, os olhos fecham-se fortemente, o cérebro não pensa em mais nada e só o amor percorre nossas veias. Neste momento também, as únicas coisas que escutamos são as palavras de alguém que nos ama pra valer.

 Aqueles que dizem sentir saudades e se quer dão ao trabalho de se esforçar para um reencontro, não amam de verdade. Desses, eu não suporto ouvir um ‘eu te amo’; faz mal ao coração a falsidade. O amor é algo mais profundo. A saudade serve como um mecanismo que temos para testar o nosso amor e o dos outros. Só o amor de verdade sente saudade.

2 comentários:

  1. Incrível! Perfeito. Descreve perfeitamente o que é a saudade.. Amo seus textos <3

    ResponderExcluir
  2. "Num abraço dos bons, o tempo para, o coração se harmoniza no ritmo do amor, os olhos fecham-se fortemente, o cérebro não pensa em mais nada e só o amor percorre nossas veias. Neste momento também, as únicas coisas que escutamos são as palavras de alguém que nos ama pra valer." Descrição perfeita do abraço, da saudade. Parabéns pelo texto Thiago, e obrigada por compartilha-lo! Por favor, volte a publicar mais textos!

    ResponderExcluir