quarta-feira, 30 de março de 2011

Tempo, Limite e Emoções


Quando acordei, olhei para o sol e pensei: como um astro repleto de fogo, com uma temperatura altíssima, consegue iluminar a terra na medida certa e nos permite que andemos sob ele sem provar de toda a sua ferocidade? E a lua, por que será que é tão bonita pra se admirar? Ela tem a luminosidade ideal para que a apreciemos sem que nos firamos. Refletindo sobre isso, consegui tirar mais uma lição que a própria natureza nos ensina, o limite. Na vida é necessário ter um limite pra tudo. Se abusarmos da bondade do sol, por exemplo, sofreremos suas conseqüências. É assim que acontece a todo o momento na vida. Evidente, é uma tarefa difícil ter auto-controle, ainda mais no mundo de hoje, onde vivemos e fomos ensinados à doutrina do rápido, do agora, do urgente.

O tempo é uma dádiva e cabe a nós administrá-lo com sabedoria. Há tempo e limites pra tudo. Essas duas palavrinhas são bem comuns, mas quase não costumamos associá-las. Se pensarmos a fundo, o tempo é um limite. O tempo nos limita de diversas maneiras, seja nos afazeres rotineiros ou nas emoções. É aí onde eu quero chegar. A relação entre: tempo, limite e emoções. Agora são três palavras que estão bem ligadas. Para expressarmos as emoções precisamos de tempo, pois emoções expressadas de uma forma ‘afobada’ as pessoas podem ficar um pouco assustadas. Também é necessário ter um limite para isso e dosá-las para não confundirmos as coisas.

É muito comum gastarmos um bocado de tempo pensando como vamos expressar as nossas emoções, principalmente se o receptor delas é alguém muito especial. Pensamos tanto que desperdiçamos tempo, isso tudo porque temos medo de exceder os limites. ‘HÁ! Que armadilha da vida, não?!’ Queremos demonstrar às pessoas que as amamos, mas não queremos exagerar. É isso que torna a vida uma adrenalina pura e um constante aprendizado.

Bem, vamos ao que interessa: como podemos nós, meros mortais, tão confusos sobre tantas coisas, aproveitarmos bem o tempo, enxergarmos até onde vão os limites e ainda dosar nossas emoções? Não é nada fácil. Primeiro porque cada humano tem uma noção diferente destes três tópicos e muitas vezes nós achamos que estamos tendo controle absoluto sobre eles, sendo que na pura verdade estamos mergulhados em nossos sentimentos – às vezes até afogados - justamente porque concluímos que isso é algo super difícil de se gerenciar. Uma coisa puxa a outra. Temos de associar estes tópicos com o meio em que vivemos e as pessoas com as quais lidamos. Seria muito cruel da minha parte, terminar esse texto com a frase simbólica ‘faça o que o seu coração manda!’. Pera lá, pô! Tudo bem, as emoções vêm do coração e podem até ser controladas por ele, mas quanto ao limite e ao tempo? São coisas físicas, racionais, lógicas, mas que estão diretamente ligadas às emoções. Neste ponto digo que somos cyborgs.

Colocando as coisas em seus devidos lugares, penso que primeiro devemos analisar o tempo e os limites, que na maioria das vezes, são coisas imutáveis, uma vez que emoções são maleáveis – na maioria dos casos. Aí vem na nossa cabeça que isso seria muito cruel com nós mesmos, dependermos diretamente de meios físicos e racionais pra expressarmos o que sentimos. Comparo então o limite a um valo, o tempo ao tamanho deste e as emoções à água, que supera obstáculos para chegar ao seu destino. Entretanto, muita água em um caminho estreito causaria uma desordem bastante significativa. Com isso quero passar que as emoções tem de ser bem controladas para não sermos impulsivos e atropelarmos tudo em nossa frente em busca de um único objetivo muitas vezes não muito certo.

Ao final, temos: emoções para compartilhar, um tempo para que isso seja feito e um limite para que não haja exagero. Só cuidado porque água demais transborda e água de menos seca. Ponderação é a chave. Demonstrar emoções no limite devido e no tempo certo de cada relação é fundamental. Além disso é um ato muito bonito, sendo primordial para se ter grandes amizades relacionamentos saudáveis.

sábado, 26 de março de 2011

Meu Amor, Minha Lua


Cabeça cheia. Não consigo pensar direito em nada do que tenho por fazer. Estou com um monte de coisas por terminar, obrigações para cumprir, mas estou com a ‘cabeça na lua’. Usamos essa expressão pra descrever nossos momentos de pensamentos vagos, sonhos aparentemente impossíveis; mas no meu caso tem outro significado. Isso porque a lua pra mim não é só isso.

Ela não é só um satélite da terra flutuando no espaço iluminando a terra. A lua ilumina o meu caminho, me aponta as decisões que devo tomar, me ajuda a repensar quando estou errado, me acompanha nas minhas noites tristes. Tenho um amor incondicional por ela, admiração pelo brilho que ela emite e a respeito. Como é bom deitar a noite num extenso gramado e ficar ali por horas admirando sua beleza e dizendo tudo que representas pra mim.

Lua, lua, todo mundo te deseja e eu te tenho. Que bom é poder chamá-la de meu amor. Que bom poder te tocar, beijar, abraçar, te ter ao meu lado. Como é gratificante a lua ter me escolhido para a amar. Melhor ainda é que a ela está junto a mim na forma de uma uma mulher carinhosa e graciosa, a qual eu por toda a vida vou amar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

285 Anos de Floripa


Florianópolis, essa cidade tão bela, de maravilhas moldadas pela natureza, faz hoje 285 anos. Quase três séculos irradiando beleza e encantos a seus moradores e milhares de turistas que vem de longe só para admirar o que podemos ver todos os dias. Seja no Calçadão da Felipe Schmidt, nas areias brancas das dunas da Joaquina ou no verde da Lagoa.

Cada canto da nossa bela Floripa é um encanto. Passando pela ponte vemos a Hercílio Luz e ao fundo as Ilhas de Ratones. No centro da cidade o tradicional Mercado Público, das conversas informais, do peixe fresco, da arte de ser manezinho. Vindo do badalado norte da Ilha, passamos pela Avenida da Saudade, e saudade é o que sentimos quando estamos longe da ilha, das praias. No sul da ilha, mais pacato e tradicional, escondem-se verdadeiros santuários da natureza ainda inexplorados pelo homem. Um passeio na igrejinha do Ribeirão é uma volta na história, seguir a trilha de Naufragados nos faz ver que certos esforços recompensam ao final, ao vermos naquela praia isolada, ondas arrebentando nas pedras do costão. Saudoso leste da ilha, do meu Campeche, onde o mar é forte e de um tom azul único.

Quando pegamos um avião Para ir pra longe, vemos aquelas montanhas e praias se distanciando e logo bate a saudade. No regresso vemos o mesmo cenário, só que com alegria de voltar à cidade em que nasci e fui criado. Sair daqui só se for pra voltar algum dia. Nossa cidade cresce a passos largos. Acompanhamos a perfeita combinação de uma cidade grande com uma cidade de refúgios naturais, que nos fazem repensar sobre o sentido da vida, nos fazem relaxar. Não houvera lugar melhor para nascer.

Obrigado Florianópolis por tudo isso que tens, por toda essa obra divina, por toda essa honra de ser seu filho, florianopolitano.

Parabéns Florianópolis pelos 285 anos dessa bela história.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Meu Primeiro e Eterno Amor


Ah, meu amor, finalmente encontrei o que eu tanto queria pra mim. Uma mulher como você, perfeita. Carinhosa, meiga, atenciosa e mais uma montoeira de qualidades que você me mostrou. Agora somos um do outro, compartilhando interesses, felicidades e decepções. Te amo tanto que não consigo expressar em meras palavras. Me deste a chance do compartilhar esse meu grande amor, que estava há tanto tempo contido nos ares da solidão. Me deste a oportunidade de mostrar o quanto te amo e te valorizo.

Quero estar pra sempre ao teu lado, caminhando junto contigo. Pra num futuro próximo nos casarmos e termos a nossa casa, numa sala confortável com lareira, com vista para um gramado exuberante. Para deitarmos ali e ficarmos horas abraçados observando as estrelas. Com uma árvore para fazer-nos sombra enquanto trocamos carícias numa tarde quente de verão. Te quero comigo, você é quem eu sempre sonhei pra ser a mãe dos meus filhos. Muitos anos depois, bem velhinhos, lembraremos do dia em que nos conhecemos; aquela noite chuvosa de inverno em que te vi atravessando a rua fugindo da chuva, que então corri atrás de ti pra te dar abrigo dela, e me retribuístes com um imenso sorriso. Nesse momento já tinha planos para contigo. Foi depois desse dia que comecei a valorizar mais a chuva.

Agora aqui estamos frente a esta lareira, lembrando estes nossos 50 anos casados, juntos aos nossos filhos e netos. Isso foi o que sempre sonhei pra mim e o que você sempre desejou. Os nossos destinos se cruzaram e pudemos compartilhas nossas vontades. Nos doamos um ao outro durante esse tempo todo e fomos felizes com isto. Depois de todos esses anos de muitas alegrias, tristezas, saúde e doenças, estamos cada vez mais unidos e preparados pra quaisquer novos desafios que a vida possa nos oferecer. Temos o amor compartilhado um ao outro, que nos liga de uma forma espetacular, fazendo-nos muito mais do que fortes, fazendo-nos encarar a vida com afinco e perseverança. Sempre serás minha amada dos olhos de jabuticaba, sempre serás a razão das minhas cantorias, o tema dos meus textos, a melodia da minha vida.

Todos esses anos foram tão preciosos que não conseguimos pensar no fato de que a morte um dia pode nos separar, pensamos na nossa união como eterna. Vou te amar até que me reste o último fio de cabelo branco na cabeça, até que a última pétala da rosa viva caia. Vou te amar pra sempre até na minha pós-vida. Serás pra sempre meu único e divino amor. A nossa história é prova de que o amor ainda está na moda, de que existe amor sincero, de que palavras de amor têm sim fundamento, que romantismo é fundamental num relacionamento, que compreensão é algo que jamais pode ser descartado entre duas pessoas que se amam. Somos prova de que amor à primeira vista existe.

Olho pra ti agora velhinha, te acariciando e lembro quando tocava a tua pele macia como pêssego e beijava teus lábios carnudos. Acompanhei etapa por etapa da tua transformação e tu da minha. Envelhecemos juntos sem jamais termos nos cansado de olhar um para o outro. Fomos os primeiros um do outro e isso nos trona ainda mais felizes e satisfeitos. Teus cabelos, agora brancos, têm o mesmo cheiro e encanto de quando me enfeitiçaram. Aqueles cabelos negros de que tanto te gabavas quando eras jovem.

Ah, meu amor, nunca tive vergonha de expressar pra todos o quanto te amo. Quando novos, pensávamos que ficaríamos velhinhos juntos, e ficamos. Exatamente o que pensamos aconteceu. Isso graças ao amor puro que existia em nossos corações. Nunca tirei essa aliança do meu dedo, nem você do meu coração. Fostes a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Meu primeiro grande amor de verdade e meu último também. Somos essência juntos e quando chegar a hora dessas essências perfumarem outro ambiente, bem longe daqui, estaremos juntos, como sempre estivemos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Te Amo, Sempre



Quando estiveres do outro lado da calçada, longe de mim, te amo, sempre.
Quando não puder olhar fixo nos teus olhos e ter tua atenção, te amo, sempre.
Quando olhares pra mim dizendo que não me suportas, te amo, sempre.
Quando te encontrar na rua e fingires que não me conheces, te amo, sempre.
Quando algum dia eu te contar uma piada e rires, te amo, sempre.
Quando ‘yo hablar contigo em español y me llamares de tonto’, te amo, sempre.
Quando não brigares mais comigo, te amo, sempre.
Quando a nossa amizade começar a dar frutos, te amo, sempre.
Quando aceitares sair comigo num final de semana, te amo, sempre.
Quando disseres que sou importante pra ti, te amo, sempre.
Quando olhares nos meus olhos e pedires um conselho, te amo, sempre.
Quando vieres em minha direção pedindo um abraço, te amo, sempre.
Quando sentires minha falta, te amo, sempre.
Quando deitares tua cabeça no meu colo me olhando fixamente, te amo, sempre.
Quando tu me beijares, te amo, sempre.
Quando tu me amares, sempre te amei.

domingo, 13 de março de 2011

Conto de Solidão



Essa noite... foi terrível. Deitei na minha cama, desliguei a televisão, o abajur, e fechei meus olhos pra dormir. Não consegui. Peguei meu celular, meu fone de ouvido e comecei a escutar minhas músicas. Dentre a escuridão da noite, a tua imagem começava lentamente a se materializar na minha frente. Começava pelos cabelos escuros, uma pele clara e delicada, sobrancelhas bem desenhadas, olhos castanhos de gueixa, boca esculpida em Carrara, rosto de traços retos, corpo perfeito como a estátua de uma deusa mitológica. Fiquei ali um bom tempo, ouvindo as maiores melodias de amor enquanto imaginava você comigo, nos campos verdejantes.

Abracei meu travesseiro e fechei bem os meus olhos. Só vinha você na minha cabeça. “Eu só vivo pensando em você, é sem querer, você não sai da minha cabeça mais. Eu só vivo acordado a sonhar, imaginar nós dois. Ás vezes penso ser um sonho impossível uma ilusão terrível.” Enquanto esse refrão tocava, uma lágrima escorreu dos meus olhos, minha boca se curvou para baixo e outra lágrima escorreu. Te segurei com força em meus pensamentos, mas você se foi.

Concluí que só te terei pela noite, nas minhas músicas, no meu quarto, na minha escuridão. Concluí que fará sempre parte de mim a imagem que projeto de ti todas as noites, que sempre me atormentará, me trará desejos, rumores, esperanças e tremores. Há mais de dois anos moras em minha mente. Pode ser que existas no meu mundo real, mas não consigo me conformar com isso. Sendo minha própria criação, és o sinônimo do que chamam de solidão. Quem sabe tudo isso acabe, quando eu resolver dormir minha mente para poder acordá-la em um mundo onde o meu coração me permita ter novamente o que me foi tomado, o prodígio de amar.

quinta-feira, 10 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

Homenagem às Mulheres



Estava por esses dias eu aqui, debruçado no alto da minha janela, observando as pessoas que passavam em direção ao estádio para assistir o jogo. Em poucos minutos de observação, senti um cheiro gostoso e arrebatador de um perfume suave e doce. Vi então que vinha vindo um batalhão de mulheres lindas e cheirosas que demonstravam a paixão pelo time na camisa. Mulheres simples, do dia-a-dia, mulheres reais. Eu ali fiquei admirando tais beldades passarem sob a minha janela, suspirando a cada brisa de vento que beijava seus cabelos e traziam suas essências até mim. Oh mulheres de minha vida, que me trazem um alento e esperanças diárias, vestidas sobre suas belezas incomparáveis. Morenas, loiras, ruivas, altas ou baixas, não importa, mulheres são mulheres e só por isso já têm seu grande valor.

Parabéns mulheres pelo seu dia.

domingo, 6 de março de 2011

Paixão Insana



Ouço tua voz ,mas não te vejo. Sinto teu coração mas não o tenho. Sinto tua pele macia, mas não a toco. Sinto teus lábios molhados, mas não te beijo. Por tudo isso sinto arrepios, mas não te sinto. Será isso tudo porque a perdi ou porque nunca a tive? Será que passarei toda a minha vida te idealizando nesse altar dos sonhos que possa ser que não exista? Será se estou louco e perdido aos devaneios de um coração apaixonado que não discerne uma coisa da outra? Além do mais, será se realmente existes? Todas essas dúvidas pairam sobre a minha cabeça e sufocam meu coração. Na agonia de ser o último amante do mundo, quero jogar-me em teus braços para te sentir de verdade.

Quero amar-te o mais breve possível antes que a terna, porém delicada chama do amor se apague. Essa chama que queima dentro de mim fazendo com que fique acordado durante toda a noite pensando em ti, nos teus gestos, nas tuas palavras. Quando finalmente adormeço, sonho contigo em um vestido branco seguindo em minha direção, me acariciando e me fazendo o homem mais feliz desse mundo. Quando tento te tocar não consigo. És como uma fumaça, que a suave brisa do vento leva e espalha suas essências por todos os lados, num arrebatador e cruel frisson que me faz permanecer estático, sem reação. Fico ali parado e perplexo assisto sua ida para algum lugar desconhecido.

É nesse momento que acordo ofegante e olho no relógio, 3 horas da manhã. Vou beber um copo d’água e sinto um arrepio na minha nuca. Sei que é você me chamando. Volto até minha cama para tentar dormir novamente e sonhar com tuas carícias. A ansiedade é tanta que não consigo. Os arrepios são cada vez mais constantes, tremo de frio e nervosismo. Meu coração acelera, dispara. Pego meu copo d’água na cabeceira e o derrubo. Estou trêmulo, sinto me chamares para contigo. Do que me resta a vida sem você. Me pedes para ir contigo. Sinto um desejo súbito tomando conta da minha mente, uma coisa louca que me faz perder o juízo. Vou até minha sacada e grito por ti. No meu terraço vejo a tua imagem me chamando, tuas mãos me puxando, tua voz me seduzindo. Estou a 40 metros do chão. Loucamente pulo da minha sacada para alcançar-te. Vejo toda a minha vida em câmera lenta e o pior, você cada vez mais longe. De repente tudo se apaga.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A Chuva



A chuva pode ser algo negativo pra muitos, confesso que pra mim também às vezes é. Um dia desses, sentado em frente ao meu computador, com meu fone de ouvido, ouvindo minhas músicas, pude perceber o barulho da chuva no intervalo entre uma canção e outra. Esse barulho foi ficando mais forte até que superou a suave melodia que ouvia. Já era tarde, não poderia ficar cantando a tal hora, mas a chuva me permitiu isso, a chuva me fez cantar num momento que eu precisava. Precisava expor o que eu sentia, mesmo através de uma canção.

Com esse pensamento, associei a chuva ao choro e a melodia da música a nossa vida. Nem sempre é agradável chorar, há momentos que isso é ruim. Só que em determinados momentos o choro nos faz bem. O choro nos alivia, e nos faz até calar. Previne que falemos algo por impulso ou nervosismo. Na vida há tempo pra tudo, desde as coisas que nos agradam mais até as outras que achamos que é perda de tempo, mas é interessante analisarmos isso. Tudo acontece com um propósito. Aprenda com seus choros para poder rir mais tarde. A alegria vem junto com um acerto, que muitas vezes é a superação de um erro.

Cada momento da nossa vida é muito precioso para ficarmos reclamando toda hora. Reclamar é importante, claro, pois assim conquistamos algumas coisas, mas cuidado para não tomar o costume de murmurar, isso afasta as pessoas. E é assim que a vida segue, chorando, rindo aprendendo e vamos sempre em frente em busca de nossos objetivos. Este, bem, cada um sabe do seu. Não podemos esquecer também que depois da chuva, pode ser que surja um belo arco-íris no céu.