Professores são seres especiais.
Escolher essa profissão não é pra qualquer um. Quando a decisão é tomada,
inicia-se uma jornada por um mundo já visto antes, só que desta vez, com uma
perspectiva diferente. Lembro dos meus anos iniciais de escola e de maioria dos
professores que tive. Desde a época de recadinhos na agenda, nos quais o
incentivo à aprendizagem era tão bem colocado. Da alfabetização, do aprender a
ler as primeiras palavras em um quadro verde marcado pelo giz de várias cores.
O que o professor dizia era, praticamente, uma verdade absoluta. Quanta
confiança depositava neles. A escola era o lugar onde a paixão pelo
conhecimento era desenvolvida e os professores eram seus difusores.
Se
hoje estou inclinado a seguir a profissão dos meus mestres, a culpa é deles. Me
influenciaram muito. Se me perguntarem, consigo dizer o nome de todos os
professores de inglês que tive até hoje. Em breve eu serei outro difusor e
espero cumprir minha missão com muita competência, assim como comigo o fizeram.
A
valorização do professor deveria ser algo muito natural, um reconhecimento tão espontâneo quanto das tantas outras coisas a que damos um grande valor. Devido às
adversidades, professores se tornaram heróis ao lecionar em ambientes limitados.
Boa parte do que somos é devido à nossa educação, que remete à escola, que
remete aos mestres.
Neste
curto e limitado texto, agradeço à todos os meus professores, que me ajudaram a
chegar até aqui. Como ainda aluno e futuro professor, considero essa data muito
especial. Que sirva mais do que homenagens, que sirva para reflexão sobre o
papel dos educadores na vida de um cidadão, assim como seus devidos valores.
Obrigado
mestres! Parabéns a todos os professores!



