quarta-feira, 23 de março de 2011

285 Anos de Floripa


Florianópolis, essa cidade tão bela, de maravilhas moldadas pela natureza, faz hoje 285 anos. Quase três séculos irradiando beleza e encantos a seus moradores e milhares de turistas que vem de longe só para admirar o que podemos ver todos os dias. Seja no Calçadão da Felipe Schmidt, nas areias brancas das dunas da Joaquina ou no verde da Lagoa.

Cada canto da nossa bela Floripa é um encanto. Passando pela ponte vemos a Hercílio Luz e ao fundo as Ilhas de Ratones. No centro da cidade o tradicional Mercado Público, das conversas informais, do peixe fresco, da arte de ser manezinho. Vindo do badalado norte da Ilha, passamos pela Avenida da Saudade, e saudade é o que sentimos quando estamos longe da ilha, das praias. No sul da ilha, mais pacato e tradicional, escondem-se verdadeiros santuários da natureza ainda inexplorados pelo homem. Um passeio na igrejinha do Ribeirão é uma volta na história, seguir a trilha de Naufragados nos faz ver que certos esforços recompensam ao final, ao vermos naquela praia isolada, ondas arrebentando nas pedras do costão. Saudoso leste da ilha, do meu Campeche, onde o mar é forte e de um tom azul único.

Quando pegamos um avião Para ir pra longe, vemos aquelas montanhas e praias se distanciando e logo bate a saudade. No regresso vemos o mesmo cenário, só que com alegria de voltar à cidade em que nasci e fui criado. Sair daqui só se for pra voltar algum dia. Nossa cidade cresce a passos largos. Acompanhamos a perfeita combinação de uma cidade grande com uma cidade de refúgios naturais, que nos fazem repensar sobre o sentido da vida, nos fazem relaxar. Não houvera lugar melhor para nascer.

Obrigado Florianópolis por tudo isso que tens, por toda essa obra divina, por toda essa honra de ser seu filho, florianopolitano.

Parabéns Florianópolis pelos 285 anos dessa bela história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário