Acredite na Beleza. Assim era a frase de campanha de uma famosa rede de cosméticos no Brasil, que pregava que o mundo sem beleza não era nada. Concordo, em partes. A beleza que é pregada hoje, deve-se à sortes da natureza ou das mãos habilidosas dos cirurgiões plásticos que tanto ganham dinheiro em cima disso. Ora, o quão ignorantes somos ao ponto de pagarmos para entrarmos num padrão cujo criticamos tanto. A frase clichê "nunca julgue um livro pela capa" é sempre usada por todo mundo que defende uma suposta valorização da alma de cada um, sem olhar para os outros afluentes de aspectos físicos, sociais e de 'boniteza'.
Sociedade hipócrita e injusta que prega educação ambiental em papéis que poluem o meio ambiente, ou em shows que trazem a mensagem de sustentabilidade e contra o aquecimento global. É a coisa mais ridícula desse mundo promover algo que seria em prol do meio ambiente o poluindo e depois plantando umas arvorezinhas pra absorver o impacto que o show causou. Logo penso, o saldo fica zero, poluíram e supostamente compensaram apenas o que poluíram, não contribuiu em nada. Triste ainda, é a sociedade alienada em crer que está ajudando, sendo que está servindo feito capacho a um grupo de empresários e controladores de marionetes.
Voltando ao assunto, beleza interior não existe! Pelo menos pra economia não. É possível descrevê-la num currículo ou numa foto? Contudo, há uma vertente da vida, a qual é a razão de tudo que somos, fazemos e faremos que acredita na tão aclamada beleza interior. Isso é o amor. Até rima! Podemos até construir um silogismo: A beleza interior não se vê com olhos. O amor nos tira os olhos. Logo, a beleza interior é o amor. Parece uma coisa simples, mas nem é tanto assim. Afinal, não amamos a todos e quem diz que o faz desta maneira torna-se falso. A beleza interior de cada um de nós é algo oculto aos olhos de quem vê, mas irresistível ao coração de quem sente. Para provarmos disto precisamos amar, sentir algo verdadeiro, sincero, ter algo de puro.
"Senão é como amar uma mulher só linda E daí? Uma mulher tem que ter qualquer coisa além de beleza" já dizia o grande Vinícius de Moraes. O que nos traz à vida é o amor, esse que houve entre duas pessoas que foi o motivo para cada um de nos estarmos aqui. É nossa missão distribuí-lo. A compaixão tem mais amor do que a paixão, isso porque ela nos faz sentir caridosos, enxergar além. Mais do que ver a beleza devemos acreditar em algo mais nas pessoas. Devemos amar e deixar sermos amados, para que com os óculos do amor possamos enxergar a verdadeira essência, o valor, a beleza interior.

É acho que só o amor (real) promove essa história de beleza interior. Quando você conhece a pessoa no intimo e a ama independente do que ela é por fora, de como ela age, ou fala. Quando você conhece a pessoa e ignora todos os padrões de Beleza.
ResponderExcluirAgora "amor a primeira vista" Será que realmente é amor?
Muito bom Thiago. Parabéns
Eis uma questão para um bom debate... Eu acho que não. No caso do falado 'amor à primeira vista', ambos são atraídos por algum aspecto sobresalente no outro, e isso se caracteriza como paixão, uma atração. Depois disso, o casal pode sim amar um ao outro. O amor é muito mais do que se prega e tem de ser levado a sério. Já dizia o poeta que só amamos uma vez na vida e isso é plausível. Vou parar por aqui senão esse comentário acaba virando um texto que posso colocar no meu blog...
ResponderExcluir